Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

MOBILIZAÇÃO

Com dengue alastrada, sociedade começa a ‘se mexer’ contra mosquito

A sociedade sinopense começa a se mobilizar para combater a proliferação do mosquito da dengue. Neste ano já foram 2,5 mil casos confirmados, sendo 16 de dengue hemorrágica e oito mortes. Inicialmente, entidades começaram a discutir ações individuais. A Prefeitura de Sinop formou um comitê para discutir e desenvolver ações com o objetivo de amenizar a situação.


Hoje (10), a TV Band reuniu em um debate dirigentes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial de Sinop (Aces), Lions Club, Rotary Clube e secretários municipais.

O presidente da Aces, Olavo Reiners, convocou os empresários a providenciar a limpeza das calhas e pátios das empresas. O presidente da CDL, Afonso Techima, falou de ações que estão sendo feitas pela entidade e de doações. Márcio Sales, representante do Lions, disse que o clube de serviço também está mobilizando os associados. Da mesma forma, Valdomiro Foster, do Rotary, falou que a os rotarianos estão organizando a campanha “Xô Dengue”.

Elaine Trentin, mãe de um jovem que morreu de dengue hemorrágica, é moradora do Jardim Botânico, um dos mais antigos da cidade, e reclamou da inércia dos moradores. Ela tomou a iniciativa de limpar os terrenos em volta da escola municipal, da agência dos Correios, bem como os demais da redondeza. “Peço aos vizinhos que me ajudem a fazer esse serviço, pois o mosquito está em nosso bairro”, conclamou a moradora.

Leonde Bergamo, irmão do professor Tito, que morreu vítima da doença, disse que também mora no Botânico e endossou a afirmação de Elaine dizendo que há sim moradores que não estão limpando seus lotes e, ainda por cima, jogando lixo nos terrenos, depois que a moradora fez a limpeza.

O secretário de Saúde, Alberto Kinoshita, disse que as orientações à população no sentido de que limpem seus quintais e calhas não tem surtido o efeito esperado, sendo necessárias ações mais enérgicas. O secretário se disse satisfeito com o empenho da sociedade organizada e pontuou que é o momento de as ações serem feitas de forma conjunta e sistemática para eliminar o Aedes aegypti. “A partir de agora o que a gente pretende é atacar a dengue de todas as formas possíveis”.

O secretário da Cidade, Mauri de Lima, disse que em 2009 foi feita a limpeza de 100% dos lotes da Prefeitura e que a população também limpou lotes no primeiro semestre. Mauri lembrou que a temporada de chuvas começou em agosto e isso pode ter contribuído para o aumento do mosquito em Sinop.

“A população cobra mais ação do Poder Público e aqui quero cobrar mais ação da população. Aqui no centro mesmo temos vários lotes com sacolas plásticas e copos descartáveis jogados. Digo que os que estão dando mais trabalho na limpeza da cidade são os que podem mais, os de maior poder aquisitivo”, afirmou o secretário de Cidade.

“Não é este prefeito, este secretário de Cidade que vai vencer a dengue, é preciso ter uma mudança cultural, o povo precisa de ação e não apenas ficar esperando. Logicamente o poder público nas esferas municipal, estadual e federal tem que puxar a frente, mas cada morador tem que fazer a sua parte. Tiramos o lixo hoje e na semana que vem já está tudo sujo de novo”, reclamou Mauri.

Ele disse ainda que neste ano já fez mais de 4 mil notificações de terrenos sujos para que os proprietários façam a limpeza. O secretário lamentou a burocracia que existe no caso de a Prefeitura ter de fazer a limpeza, se o proprietário não o fizer. “Temos que aguardar o prazo da notificação, recurso e tudo o que envolve os trâmites”.

Há uma lei municipal que prevê multa para quem não limpa o lote, que é de R$ 312.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet