Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Abertura leva mais de 200 pessoas que discutirão problemas da cidade

Na abertura da 4ª Conferência das Cidades Pólos que acontece nesta quinta-feira (10) e sexta (11) em Várzea Grande, o secretário de Governo e presidente do Conselho da Conferência, Dito Loro, ressaltou que o evento é uma oportunidade para todos discutirem os cinco eixos temáticos que afligem a população.


Participam 12 cidades que discutirão problemas comuns, como moradia, mobilidade urbana e saneamento básico. Uma das preocupações é a acessibilidade, além da regularização fundiária e da aplicação do plano diretor. “No caso do transporte, os problemas são os mesmos, guardada a devida proporção nos 12 municípios. Por isso, a importância dessa conferência onde vamos apurar as propostas e levá-las para a conferência estadual no início do ano e a nacional em maio próximo”, frisa.

Dito Loro lembra que as ações do governo federal ligadas ao Ministério das Cidades tem importância fundamental nos eixo dessas discussões. Acrescenta que o resultado final da conferência será a vontade de todos os segmentos representados.

Para o vice-prefeito e secretário municipal de educação e cultura, Sebastião dos Reis Gonçalves,a conferência é importante no sentido do poder público estar aberto à sociedade e ela se interagir com o meio. “É a sociedade quem se beneficia com as mudanças positivas”.

A palestrante do dia, a superintendente de planejamento e gestão metropolitana, Rita de Cássia Oliveira Chileto, destaca que as temáticas são importantes, mas é o planejamento que deve orientar a administração pública. “Existem muitos tipos de planejamento e muitos são confundidos com orçamento”, frisa. Ela lembra que planejamento é uma ação incessante de discussão da realidade e realizar os sonhos das pessoas que moram na cidade. “É aí que aparece a participação popular que enriquece o debate e prepara a cidade de amanhã.

Cerca de 200 pessoas participaram da abertura. Além de 160 inscritos por Várzea Grande, havia representantes das 12 cidades pólo – Poconé, Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Jangada, Acorizal, Nobres, Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, além de Várzea Grande.

Estavam presentes também na abertura a senadora Serys Marli, o secretário municipal de comunicação Jeverson Missias, os vereadores Wanderlei Cerqueira, Toninho do Glória e Isabela Guimarães.

INTERMAT - Nesta sexta-feira (11.11), está prevista uma palestra do presidente do Intermat que explanará a regularização fundiária para as 12 cidades participantes da conferência.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet