Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Nova política de privacidade do Facebook é criticada

Utilizadores e grupos de defesa de direitos digitais criticam a nova política da rede social Facebook que, dizem, põe em causa a privacidade de quem o utiliza.


As alterações foram introduzidas ontem, quarta-feira, através de uma janela que pedia aos utilizadores para actualizarem as opções de privacidade. Isto, segundo o Facebook, para que fosse possível controlar quem tem acesso à informação colocada no site.

No entanto, o Facebook recomenda determinados modelos de privacidade que podem induzir o utilizador em erro e fazer com que, através de um simples motor de busca, qualquer um que navegue a Internet tenha acesso à informação colocada numa página pessoal da rede social.

O norte-americano Centro de Informação de Privacidade Electrónica (Epic) acusa o Facebook de fazer sugestões de privacidade que podem gerar confusão entre os utilizadores, levando-os a partilhar informaçao inadvertidamente. Segundo Marc Rotenberg, director executivo do Epic, “o Facebook dirige-se para a posição do 'revelar tudo'”. Rotenberg continua, dizendo que “isto não é justo, do ponto de vista da privacidade”.

A Fundação das Fronteiras Electrónicas (FFE), dirigida para a vigilância dos direitos digitais, partilha do mesmo ponto de vista. A opinião de Kevin Bankston, membro da FFE, é a de que “estas novas políticas de privacidade empurram os utilizadores do Facebook para partilharem ainda mais informação”. Bankston acredita que isto irá “reduzir o controlo dos utilizadores sobre a sua própria informação pessoal”.

Barry Schnitt, um porta-voz do Facebook, rdefendeu-se das críticas dizendo que “qualquer sugestão que indique que estamos a tentar enganar as pessoas vai contra qualquer objectivo que tenhamos”.

Foram já vários os utilizadores da rede social a colocar comentários online menos favoráveis sobre a nova actualização. Muitos chegaram mesmo a reduzir a informação colocada para que pudessem ter a certeza de que nenhum engano tornaria visíveis informações pessoais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet