Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Cultura

Presépio da UFMT fica aberto para visitação até dia 6 de janeiro

O presépio da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) foi inaugurado ontem (9) e está aberto para visitação até o dia 6 de janeiro. O espaço abriga obras que foram restauradas para esse novo projeto e inaugura as comemorações do Natal juntamente com aniversário de 39 anos da UFMT.


A comunidade interna e externa da Universidade está convidada para conhecer o local feito especialmente para o Natal.

As obras originais foram feitas pelos artistas Márcio Aurélio Silva Santos, Serafim Bertolotto e Augusto Procoro Reis Neto e foram restauradas pelo também artista plástico Erivaldo Campos Cruz. No ambiente há uma mistura da religião católica com o mito criado mundialmente do Papai Noel. Há o presépio, com a imagem de Jesus, sua mãe Maria e o pai José, os três reis magos, e ainda a árvore de natal montada com estrelas e enormes caixas representando os presentes esperados do Natal.

A iniciativa para a retomada do presépio veio do prefeito do campus Cuiabá Aldonso Pereira da Silva, com apoio da administração superior da Universidade, assim como de muitos funcionários que se envolveram para a realização desse projeto. O presépio estava sendo montado por alunos de arquitetura desde 1991, através de um projeto de extensão. Segundo Aldonso, o projeto é um resgate da história regional e da própria Universidade. A intenção é aumentar cerca de duas peças todo ano.

Francisco Souto, vice-reitor falou sobre o espírito natalino ´´Esperamos o ano todo pelo Natal, quando somos mais fraternos, contemplativos e comemorativos. O presépio é forte na cultura católica. A manjedoura é pobre, mas aconchegante, mostrando o Rei que nasce na diversidade do mundo. ´´

A apresentação do Coral deu início à comemoração com o canto ´Alguém cantando´´ de Caetano Veloso, e ainda o ´´Glória´´, tradicional música natalina francesa.

A reitora Maria Lúcia Cavalli Neder falou sobre a importância do presépio, no sentido de resgatar a tradição cultural da UFMT, além de ser ponto de visitação de crianças e idosos. ´´Entregamos para a comunidade um pouco do agradecimento pelo esforço realizado pela Universidade’’, disse ela.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet