Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

MT-Hemocentro lança na próxima segunda-feira Mobilização Nacional para a Doação de Medula Óssea

A campanha vai até o próximo sábado (19.12), em diferentes locais de mobilização

O MT-Hemocentro lança na próxima segunda-feira (14.12) a Semana de Mobilização Nacional para a Doação de Medula Óssea. Com as proximidades do Natal, o tema escolhido para a Campanha é “Dê um presente a quem precisa de você para viver: cadastre-se como doador de medula óssea”.

A ação tem por objetivo fazer novos cadastros, informar a população sobre os meios de se tornar um doador e conscientizar as pessoas sobre este importante ato de amor, além de distribuir materiais educativos sobre a doação de medula óssea. “Mais uma vez o MT-Hemocentro convoca a população para a solidariedade, ajudar o próximo, além do mais importante Salvar Vidas”, disse a diretora geral do MT-Hemocentro, Eliana Rabanne.

A campanha será realizada durante toda semana, de 14 a 19 de dezembro, terá uma ampla programação em diferentes pontos de Cuiabá e Várzea Grande. O início da campanha, no dia 14 de dezembro, a equipe do MT-Hemocentro estará na Praça da República, das 08 às 17h. Nos dias 15,17 e 19 de dezembro, os candidatos poderão fazer o cadastro, no Shopping Pantanal, onde o ônibus do MT-Hemocentro ficará das 14 às 22h.

Para o dia 16 (quarta-feira), a equipe estará no Postão, em Várzea Grande, das 08 às 17h. Além desses pontos, os cadastros podem ser feitos também na sede do MT-Hemocentro, situado a Rua 13 de junho, nº 1.055, de segunda a sexta-feira, das 07h30 as 17h30, e aos sábados, das 07h15 às 12h.

A doação de Medula Óssea consiste, inicialmente, em um cadastro do possível doador, com seus dados pessoais e um termo de consentimento, onde é colhida uma amostra de sangue (05 ml) para a realização do exame de HLA (histocompatibilidade), responsável pela compatibilidade genética. “Como a chance de encontrar uma medula óssea compatível, em alguém que não seja da família, é de 01 para cada 100 mil pessoas, quanto mais doadores se cadastrarem, maiores serão as chances de salvar vidas, pois existem pacientes ansiosos na espera por um transplante, por isso a necessidade contínua de campanhas de sensibilização”, declarou a diretora.

Além do cadastro de doadores da medula óssea, Eliana Rabanne convoca a população a doarem sangue, pois devido as proximidades das festas de final de ano e o período de férias, a demanda aumenta sendo necessária a colaboração de todos para que o MT-Hemocentro consiga atender a todas as pessoas que necessitem do sangue.

REDOME

Para ser um doador de medula óssea a pessoa deve sentir-se bem, apresentar boa saúde, ter a idade entre 18 e 54 anos, não ser portador de doenças infecto-contagiosas e oncológicas, além de estar munido de algum documento com foto, válido no território nacional para a realização do cadastro.

O MT - Hemocentro além de trabalhar com os serviços de Doação de Sangue atua também como captador do serviço de Redome. O Serviço tem como principal objetivo cadastrar doadores voluntários de medula óssea reunindo informações como nome, endereço, resultados de exames e características genéticas de pessoas que se dispõem a doar a medula para transplante.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet