Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Agronegócios

Açúcar tem maior índice de produção dos últimos 30 anos

A produção brasileira de açúcar registrou o maior índice dos últimos 30 anos, informou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, durante o anúncio de safra 2009/2010 da cana-de-açúcar, nesta quarta-feira (16). Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a atual produção de açúcar está estimada em 34,64 milhões de toneladas, crescimento de 9,6% se comparadas à safra anterior.


“O açúcar teve um desempenho muito bom, com aumento de quatro milhões de toneladas nas exportações em comparação ao ano passado”, ressaltou Stephanes. Segundo ele, o comportamento do mercado internacional foi extremamente favorável, principalmente em função da queda da produção na Índia.

Cana-de-açúcar - Conforme o ministro, o governo tinha uma expectativa melhor em relação à produção de cana, prejudicada pelo excesso de chuva, que gerou atraso na moagem da planta. O aumento esperado na produção era de 14%, mas a safra cresceu apenas 7% , representado por 612,2 milhões de toneladas de cana.

Segundo Stephanes, cerca de 60 usinas continuarão moendo cana-de-açúcar nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Aproximadamente 140 usinas também vão antecipar para março a moagem da próxima safra prevista para abril. As medidas vão contribuir para regular o mercado e colocar em dia a produção, afetada pela chuva.

Etanol - Pelos números da Conab, a produção brasileira de etanol está estimada em 25,9 bilhões de litros, índice 3,1% inferior à safra passada. A queda na produção de etanol também está ligada aos atrasos na moagem da cana, causados pela chuva. O ministro adiantou que o Brasil conta com estoque suficiente de etanol para abastecer o mercado durante a passagem de safra.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet