Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Política BR

DEM diz que desistência de Aécio dá transparência para a polarização entre Serra e Dilma

Depois de criticar por vários meses a indefinição do PSDB na escolha do seu candidato à Presidência da República em 2010, a cúpula do DEM avalia que a decisão do governador Aécio Neves (PSDB-MG) de retirar seu nome da disputa serve para impulsionar a candidatura do governador José Serra (PSDB-SP) ao Palácio do Planalto.


O presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), disse que a decisão do tucano torna "mais nítido" o processo eleitoral, com a polarização direta entre Serra e a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata do PT.

"Agora o cenário fica mais claro, o processo eleitoral fica mais nítido, com oposição e governo com seus pré-candidatos. Agora é definir a estratégia", disse Maia à Folha Online.

O presidente do DEM classificou a candidatura de Serra de "irreversível" com a saída de Aécio. Defensor da candidatura do governador de Minas nos bastidores, Maia afirmou que Aécio continuará sendo uma "figura fundamental" para a campanha de Serra.

Aécio telefonou para Maia na manhã desta quinta-feira para informá-lo da sua decisão. O governador disse para o presidente do DEM que a retira da sua pré-candidatura ajuda no processo eleitoral, especialmente em Minas. "Ele disse que ajudava mais no processo abrindo mão da candidatura porque essa indefinição estava prejudicando a sua base em Minas", afirmou.

Maia disse que caberá, agora, à campanha de Serra definir o lançamento oficial do seu nome na disputa.

Anúncio

Com a retirada do nome de Aécio, o caminho no PSDB fica aberto para a candidatura de Serra, uma vez que os dois disputavam a indicação do partido.

Segundo o colunista Fernando de Barros e Silva, da Folha, Aécio decidiu antecipar uma decisão, que tomaria somente em janeiro, em nome da 'convergência' partidária, para facilitar o caminho do PSDB em 2010.

Segundo o colunista, o governador, que deve se lançar ao Senado no ano que vem, coloca como uma de suas prioridades eleger seu sucessor em Minas. O candidato deve ser o atual vice-governador do Estado, Antonio Anastasia.

Há uma imensa pressão na cúpula do PSDB para que Aécio venha ser o vice na chapa de Serra em 2010, mas o governador de Minas descarta, por enquanto, essa hipótese.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet