Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Política BR

Mercadante faz balanço de 2009 e diz que o Brasil já não é apenas uma promessa

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) fez nesta quinta-feira (17) um balanço da economia em 2009. Para ele, o Brasil soube, ao longo dos sete anos do governo Lula, construir mecanismos de defesa contra a crise financeira internacional e soube preservar a estabilidade da economia. Mercadante disse que o país tem mais reservas cambiais do que dívida externa e que o governo reduziu a dívida pública de 57,5% do Produto Interno Bruto (PIB) para 44%.


- Sem privatizar, sem vender o patrimônio, com austeridade, com seriedade tributária, com a retomada do crescimento. Aqueles que apostavam no Estado mínimo, nas privatizações, que venderam o Banespa, que venderam os bancos estaduais, que venderam agora a Nossa Caixa, como o governador de São Paulo, não souberam entender que os bancos públicos têm um papel para impulsionar o desenvolvimento, que o crédito público ajuda a enfrentar crises como essa que nós enfrentamos - afirmou.

Mercadante assinalou que, conforme compromisso assumido em campanha, o governo cumpriu as metas de inflação estabelecidas pelo Banco Central. Segundo o senador, esse compromisso foi assumido contra o discurso da oposição (PSDB e Democratas), que previa a volta da inflação e que o país não cresceria. Além disso, o senador salientou que o governo Lula alcançou os melhores indicadores sociais de toda a história do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

- Tiramos 21 milhões de brasileiros da pobreza com o Bolsa Família, que atinge 11 milhões de famílias trabalhadoras. Conseguimos recuperar o salário mínimo como em nenhum outro momento da história econômica. Conseguimos, através do Prouni, colocar os filhos dos trabalhadores na universidade particular. O governo Lula dobrou o número de vagos no ensino universitário federal e criamos 14 novas universidades federais - festejou.

O senador ainda acrescentou que o governo Lula mais que dobrou o número de escolas técnicas federais, que eram 115 e hoje são 214. Segundo ele, também houve um esforço para democratizar a oportunidade da educação ao criar a universidade aberta para formar professores.

Outro ponto ressaltado pelo senador é a recuperação dos empregos, com "recorde histórico" na abertura de novas vagas no mercado de trabalho. Ele disse que os empregos perdidos durante a crise já foram recuperados e 2009 termina com saldo positivo nessa área. Outros recordes festejados por Mercadante foram o da venda de automóveis e de imóveis. Ele vê sinais de um crescimento da economia de 6% no próximo ano.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet