Olhar Direto

Domingo, 26 de maio de 2024

Notícias | Cidades

PSF visita casas no bairro da Manga alertando dos perigos da doença

Cerca de 1.000 casas receberam a visita das equipes do PSF (Programa de Saúde da Família) que fechou as portas da unidade para ir às ruas na luta contra a doença. Além das equipes do PSF, alunos das escolas, dos PACS (Programa Agente Comunitário de Saúde) e trabalhadores da Secretaria Municipal de Serviços Públicos se mobilizaram em apoio à unidade de saúde e estiveram ontem, quarta-feira (15/12), durante todo o dia, orientando a população quanto à eliminação do foco do mosquito.


“Esta alerta é muito importante nesse momento, que toda a comunidade e a população várzea-grandense, coloquem em prática o que prevê o Plano Estadual de Contingência de Combate a Dengue. Estamos lutando pela vida, então vamos destruir com esse inimigo que é a dengue,” disse a coordenadora do PSF da Manga, Arlete Gonçalves dos Santos.

Quanto ao lixo e matagal existentes nos terrenos baldios, a coordenadora explica que – juntamente com a Secretaria de Serviços Públicos – notificará os proprietários desses locais.

Para a moradora do bairro Sonia Maria dos Santos, 43 anos, a iniciativa do PSF é muito importante, pois muitas pessoas ainda não se conscientizaram sobre os perigos da dengue. “Essa iniciativa vai alertar a nossa comunidade a estar atenta. Eu faço minha parte, mas se o meu vizinho não fizer a dele eu corro o mesmo risco, de contrair a doença.”

NÚMEROS - Até agora, foram registradas 52 notificações de óbitos por dengue em Mato Grosso. Desses óbitos, 48 foram confirmados e 04 casos estão sob investigação. Os números são da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SES/MT.

Em Várzea Grande, até o momento, a notificação é de 4.158 casos de dengue. Desse número, 471 foram notificados como casos graves de dengue. Foram registrados no município, 09 óbitos, sendo que 08 foram confirmados e 01 está sob investigação.

PREVENÇÃO - Manter a caixa d’água, tonéis e barris ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos na sua parte interna (lavados com escova e sabão semanalmente). Deve-se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar a água da chuva acumular sobre as lajes.

No caso dos vasos de plantas, encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos. Se não tiver colocado areia no pratinho da planta, lavar a mesmo com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana, fazendo o mesmo com vasos de plantas aquáticas. Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los foram do alcance de animais. Manter lixeiras bem fechadas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet