Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Restaurante Prato Popular serviu quase 65 mil refeições a pessoas carentes em 2009

O restaurante Prato Popular, mantido pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), ofereceu este ano 64.900 refeições à população carente de Mato Grosso.


O restaurante, que oferece comida ao preço de R$ 1,00, a aposentados, ambulantes, pessoas desempregadas e vindas de cidades do interior para tratamento médico no Pronto Socorro Municipal, encerra sua atividades nesta sexta-feira (18) e retorna seu funcionamento no dia 5 de janeiro de 2010.

O balanço dos atendimentos, feito pela Coordenadoria de Segurança Alimentar da Setecs, inclui as refeições oferecidas de janeiro a novembro deste ano. Segundo a coordenadora do restaurante, Vera Claudia Protti, este é um projeto que tem que continuar.

“Rogo a Deus que continue, não só na gestão da dona Terezinha Maggi, mas por muitos e muitos anos. E esta parceria só vem para beneficiar a população carente que vem de muito longe. É um mérito esta parceria, e eu conto e espero que continue não só o ano que vem, mas que o próximo governante aprove esta parceria”.

Vera fez questão de frisar a importância dos parceiros do Estado que mantêm ativo o restaurante. Ela agradeceu em nome de todos ao: Dcheff Refeições Coletivas, Vale Verde, Grupo Renosa, Água Mineral Puríssima e Mitsui Alimentos.

No último almoço do ano fornecido pelo restaurante o clima de confraternização e despedida pairava pelo ar. Ao final da refeição as pessoas se despediam desejando boas festas de fim de ano.

ASSISTÊNCIA E LAZER

Nestes cinco anos, muitas histórias dos frequentadores se misturam, como é o caso do seo Wilton Rodrigues, de 59 anos, e dona Shirlei Souza Dutra, de 57 anos. Eles se conheceram e começaram a namorar a quatro meses, enquanto aguardavam na fila do almoço.

“Aqui é muito bom, todo mundo recebe as gente bem, além da comida ser muito boa. Eu e meu namorado nos conhecemos aqui. E foi amor à primeira vista, temos alguns amigos em comum e foi fácil a aproximação”, disse a dona Shirlei, que frequenta o restaurante há dois anos, e fez questão de dizer que não vai se casar, quer continuar namorando com seo Wilton.

O clima de descontração e amizade foi nítido, pois o tempo todo os frequentadores brincam e conversam num entrosamento geral.

Além de oferecer refeições a um valor bastante acessível, o Restaurante Prato Popular acabou tornando-se, para alguns idosos, a única opção de lazer e socialização. Os amigos Benedito Leite Pereira, de 69 anos, e o pensionista José dos Santos Garcia, de 84 anos, jogam partidas de dama, dominó e bocha na área de lazer montada no local.

“Venho comer, jogar e ver meus amigos aqui. Essa é minha rotina”, conta seo José, que mora em Santo Antônio. “Para nós é uma maravilha isso aqui. Peço a Deus para não parar”, defende Benedito.

A pensionista Adelaide de Arruda Mendes, de 84 anos, que há mais de três anos almoça diariamente no restaurante destacou o quanto o projeto é importante.“Venho todo dia. É difícil o dia em que não almoço aqui. Se não fosse essa comida de um real, que além de gostosa é barata e bem variada, eu não teria condições de me alimentar adequadamente”, avalia a pensionista.

Franco Oliveira, de 30 anos, almoça no restaurante há quatro anos, ele mora próximo ao restaurante e todos os dias antes de ir para o trabalho passa por lá para fazer sua refeição. “A comida é muito boa, e o valor também agrada, só acho que deveria melhorar a estrutura, pois muitos idosos chegam cedo e às vezes ficam em pé e no sol. Mas, no mais é muito importante este restaurante”.

O casal de aposentados Romualdo Ozan, de 72 anos, e Ageci Custódia Ozan, de 74 anos, são frequentadores desde o início. “Viemos sempre quando dá, pois aqui encontramos os amigos e nos alimentamos bem. Nós que somos idosos não damos mais conta de ficar fazendo comida todos os dias, e este restaurante é uma maravilha”.

A fila para pegar a senha começa cedo, por volta das nove e meia já começam a se organizar, não que isso seja necessário, mas eles fazem questão de chegar cedo para bater aquele papo e se descontraírem.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet