Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Política BR

Após demissão, Haddad diz que não culpa presidente do Inep por problemas no Enem

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira que não se pode responsabilizar o ex-presidente do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais) Reynaldo Fernandes pelos problemas ocorridos no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio).


O substituto de Fernandes, que pediu demissão, será anunciado na segunda-feira. Na gestão dele, houve o vazamento do Enem, o que provocou o adiamento da prova e prejudicou prazos em universidades.

Haddad evitou culpar Fernandes e classificou o vazamento como "lamentável revés". "Não devemos ter uma atitude de responsabilização da vítima. O Inep foi vítima de um ato de delinquência", disse o ministro, após participar de um evento em Porto Alegre.

Após a aplicação da prova, disse Haddad, o ex-presidente do Inep procurou-o para pedir demissão. "O professor Reynaldo Fernandes prestou serviço muito relevante e, se ele entendeu que era o momento de uma mudança para que o instituto recuperasse a sua trajetória que ele próprio imprimiu, respeito sua decisão", disse.

Haddad deverá anunciar o nome do novo presidente na segunda, após receber a resposta do convite formulado hoje. Ele não revelou o nome do provável substituto. Só disse que tem experiência nas áreas de logística e avaliação.

Ao comentar o início do processo judicial por corrupção passiva e violação de sigilo funcional contra cinco acusados de envolvimento no roubo da prova, o ministro disse que a Polícia Federal e a Procuradoria agiram rápido. "É importante que o estudante brasileiro perceba que a Justiça age a seu favor."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet