Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Chanceler alemã diz que Copenhague foi "primeiro passo"

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse neste sábado que os resultados da conferência do clima de Copenhague não devem ser menosprezados porque constituem "um primeiro passo rumo a uma nova ordem mundial do clima". "Quem menosprezar Copenhague vira cúmplice dos que freiam em lugar de avançar", disse Merkel em entrevista ao "Bild am Sonntag".


Merkel promete que fará de tudo para avançar na questão climática e que o primeiro passo será a conferência ministerial extraordinária que propôs para meados do ano, em Bonn.

O resultado prática da cúpula foi ínfimo. Em vez de elaborar um tratado com vínculos legais que definisse metas de corte nas emissões de gases-estufa, a única coisa que se conseguiu, após 13 dias de negociações, foi um documento de cumprimento opcional segundo o qual o aquecimento global não deverá ultrapassar 2ºC e os países mais desenvolvidos contribuirão com um fundo para auxiliar os mais pobres.

Os termos bastante generalistas foi o máximo que de consenso que se conseguiu alcançar, inclusive no último dia do evento, quando a sessão durou nada menos do que 31 horas. Na sexta-feira (18), Obama, com a mediação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chegou a esse acordo com Índia e África. Com o documento, os chefes de Estado começaram a sair de Copenhague sem prever que, na madrugada, países como Bolívia, Venezuela e Tuvalu iriam se opor ferozmente à proposta.

Sem unanimidade, o documento, já generalista, ficou ainda mais frágil, pois seu cumprimento passou a ser não obrigatório. A expectativa, agora, é a de que ele dê origem, já ano que vem, a um documento realmente vinculativo. No texto final, metas de corte de gases-estufa estão em branco, para serem listadas (individualmente e sem compromisso) em janeiro. Há apenas uma menção a "reduções significativas".

"Isso é uma carta de intenções, que não define o que fazer em termos legais", disse Yvo de Boer, secretário-executivo da convenção, em comunicado que substituiu uma entrevista. "O desafio será transformar aquilo com que concordamos politicamente em algo real."

Os resultados da cúpula foram recebidos na Alemanha com várias críticas, mas ainda houve analistas que qualificaram de sucesso o mero fato de se recolher o objetivo de limitar a 2ºC o aumento da temperatura em relação aos níveis pré-industriais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet