Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Esportes

Real Madrid lança curso no Brasil

Os estudantes e profissionais de gestão e marketing esportivo acabam de ganhar mais uma boa opção para aprimorar seus conhecimentos. A Universidade Anhembi Morumbi lançou nesta manhã o curso de MBA em Gestão e Marketing de Entidades Esportivas, fruto de uma parceria que a entidade fez com o clube espanhol Real Madrid. Com isso, o Brasil passa a ser o terceiro país a contar com o curso, além de Espanha e México.


As inscrições já estão abertas e o objetivo é formar duas turmas iniciais. Os alunos poderão, inclusive, cursar um módulo de 56 horas na Espanha, para aprender, conhecer os profissionais e toda a estrutura de um dos clubes mais valiosos do mundo. Apesar da marca Real Madrid estar muito ligada ao futebol, o curso não é focado só nessa modalidade e pretende formar executivos aptos a trabalhar em qualquer entidade e setor esportivo.

Presente no evento inaugural o ex-jogador da seleção argentina e atual Diretor da Escola de Estudos Universitários Real Madrid, Jorge Valdano, falou sobre a importância da formação de novos profissionais para que o mercado realmente evolua como na Europa.

O mercado de gestão e marketing esportivo começa a crescer no Brasil e são poucos os profissionais com experiência no setor. Em 2014 teremos uma Copa do Mundo, acredita que esse cenário pode mudar até lá?
O Brasil ainda está longe dos modelos de organização dos grandes clubes europeus e é imprescindível que isso mude para estar à altura de um torneio como a Copa do Mundo. O futebol, de uma maneira muito peculiar, é parte fundamental da indústria do entretenimento. Para responder a esse desafio, é preciso preparar profissionais com conhecimento especifico em esportes. As universidades perceberam isso e agora estão respondendo a essa necessidade.

Quanto tempo é preciso para esse primeiro ciclo ocorrer e o mercado sentir a diferença?
Não tem porque ser um ciclo muito longo. Na Espanha, tudo começou com o ex-presidente do Real Madrid Florentino Perez, em 2000. O Real foi o primeiro clube a dividir sua gestão em várias direções, com profissionais específicos para o futebol, outros para o marketing, outros para o clube social, etc… e cinco anos depois, todos os clubes já tinham, mais ou menos, a mesma estrutura organizacional que o Real Madrid. Ou seja, em muito pouco tempo o futebol espanhol deu um salto de qualidade em gestão operacional muito grande.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet