Olhar Direto

Domingo, 12 de maio de 2024

Notícias | Política BR

Jovens com menos de 30 anos assumem cargos de comando no governo atual

Lais Lis, do R7 em BrasíliaTexto: Há menos de um mês o ministro José Antônio Dias Toffoli tomou posse no STF (Supremo Tribunal Federal) e entre as muitas polêmicas que acompanharam a sua estava a idade. Toffoli tem 41 anos, é o ministro mais novo do STF das últimas duas décadas e, por isso, pode ficar na mais importante Corte do país por mais 30 anos. Os ministros são obrigados a se aposentar só aos 70 anos.


Mas Toffoli é só mais um dos jovens que tem ocupado cargos de destaque no atual governo. Exemplos vão desde ministro de Estado até secretários em áreas importantes da Casa Civil, do Ministério da Justiça e de outras áreas do governo.

Com 29 anos, o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Pedro Abramovay, já assumiu o ministério interinamente e pode ser o primeiro brasileiro com menos de 30 anos a ocupar um cargo importante em um organismo internacional. Abramovay é o indicado do Palácio do Planalto para a direção executiva do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), em Viena, na Áustria.

Formado em direito pela Universidade de São Paulo, Abramovay assumiu a secretaria do Ministério da Justiça em 2007, com apenas 26 anos. Mas o cargo não foi nenhuma surpresa para ele que antes de chegar lá já havia trabalhado em 2003 como assessor do gabinete de Marta Suplicy, na Prefeitura de São Paulo, e como assessor jurídico da liderança do governo no Senado, no mesmo ano. Em 2004, virou assessor especial do ex-ministro da Justiça Márcio Tomaz Bastos. Apesar do rosto que não desmente a idade Abramovay disse que lida facilmente com os entraves da pouca idade.

- Tem um primeiro impacto de desconfiança natural, mas é algo que se dissolve logo no primeiro minuto de conversa. Já encontrei uma ou duas pessoas que chegam e dizem: 'Eu vim falar com o secretário' e eu tenho que reforçar que o secretário sou eu.

Colega de Abramovay no Ministério da Justiça, a Diretora do Departamento de Proteção e Defesa Econômica (DPDE), Ana Paula Martinez, também está no cargo desde 2007, quando ainda tinha 26 anos. Ana Paula é mais uma entre os jovens técnicos que têm se destacado dentro do governo. Formada em Direito na USP e com mestrado na mesma universidade e na escola de Direito de Harvard, Ana Paula passou pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

As secretarias e conselhos do Ministério da Justiça puxam a fila dos jovens em ascensão. Com apenas 32 anos Arthur Badin tomou posse, em 2008, como presidente do Cade. O órgão é responsável pela decisão final sobre a matéria concorrencial e combate a abusos de poder econômico. Entre outras funções, o conselho é o responsável por analisar as fusões de empresas e a compra e venda delas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet