Olhar Direto

Sábado, 11 de maio de 2024

Notícias | Política MT

CALAMIDADE

Decisão do MEC pode reduzir o plantão no Hospital Júlio Müller

O Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM) corre o risco de fechar o atendimento de plantão e os serviços de referência. A entrada em vigor da Lei 11.907/2009, que regulamenta a Medida Provisória 441/2008, limitou em sei mil horas mensais o plantão na instituição. O mínimo necessário para manter o atendimento atual são 20 mil horas/mês.


Na tentativa de solucionar a questão, o deputado Valtenir Pereira (PSB/MT) quer reunir representantes da UFMT e do HUJM com o diretor de Ensino Superior do MEC, Paulo Roberto Wollinger.

“O Hospital Júlio Müller é o único hospital público de Cuiabá e é um centro de referência de alta e média complexidade. É um dos pilares do atendimento hospitalar à população mato-grossense e até para de dos países que fazem fronteira com Mato Grosso”, argumentou Pereira.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFMT (Sintuf/MT) e a Associação dos Docentes da UFMT (ADUFMAT) já entraram com uma Ação Civil Pública no Ministério Público Federal para fazer ponderações sobre a decisão.

A representação relata todas as tentativas, “sem resposta”, de comunicar oficialmente os ministérios da Educação e do Planejamento sobre o estado de “calamidade” da instituição decorrente da diminuição do número das horas de atendimento. Uma das áreas afetadas é o Pronto Atendimento Adulto e Infantil, considerada a porta de entrada para as internações.

“O Ministério do Planejamento precisa compreender a importância do Hospital Júlio Müller e rever sua decisão”, acrescentou o deputado.

Na quarta-feira (23) Valtenir já havia procurado representantes dos ministérios do Planejamento e da Educação, em Brasília, para sensibilizar quanto ao problema.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet