Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Maggi discute com presidente do Ibama acordo para fortalecer MT Legal

19 Fev 2009 - 16:23

Éryca Monteiro/Especial para o Olhar Direto

Nesta quinta-feira (19), o governador Blairo Maggi reuniu-se com o presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias Franco, para discutir um acordo que garanta a legalidade das ações do MT Legal. “O MT Legal pode em algum ponto ir de encontro à legislação nacional e um acordo facilitará a regularização da situação desses produtores”.


Ficou acordado na reunião que a Procuradoria do Ibama fará um estudo sobre o pleito do Governo do Estado e deve apresentar uma solução até o próximo dia 5. “Se possível queremos que o próprio presidente do Ibama vá até Mato Grosso para assinar esse acordo”. O governador apontou na reunião o receio de que os produtores que se dispuserem a buscar a legalidade sejam punidos por isso, possibilidade que o próprio presidente do IBAMA afastou, “nós queremos trabalhar em conjunto e quem buscar atuar dessa forma terá o nosso apoio, caso contrário terá que sentir a mão pesada da lei”. Ainda segundo o presidente do Instituto, cada vez mais tem se buscado multar menos, por essa razão ações como a de Mato Grosso têm sido apoiadas.

Antes de se reunir com o presidente do Ibama, o governador esteve com a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, a pauta da discussão foi o Zoneamento Ecológico da Cana de Açúcar, o qual restringe a produção da mesma nos biomas como Amazônia e Pantanal. O governador Blairo Maggi se colocou completamente contra, “não é com essas restrições que vamos alcançar o mercado, temos que fazer as coisas com responsabilidade ambiental”.

Ainda segundo o governador, na região do Araguaia, em Mato Grosso, existem usinas com mais de 28 anos de existência sem nenhum problema ambiental, fazendo, inclusive, reaproveitamento do rejeito da cana, que anteriormente era despejado nos rios. De acordo com o governador, a ministra Dilma Roussef se mostrou acessível aos apelos do Estado. Maggi argumenta que cada Estado já está fazendo o seu Zoneamento Econômico Ecológico que atende a cada região, e uma visão macro não dá conta dessas necessidades.

O presidente do Ibama afirmou que o Zoneamento macro prioriza a qualidade ambiental e está sendo construído com bases científicas “para que sejam estabelecidos parâmetros de atuação”.

Também estiveram presentes na reunião o secretário de Estado de Meio Ambiente, Luís Henrique Daldegan, o secretário-chefe da Casa Militar, tenente-coronel Alexander Maia, o secretário-adjunto da Casa Civil, Jefferson Castro, e o presidente da Famato, Rui Prado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet