Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Ouvidoria da MT Fomento segue regras do Banco Central

A implantação do sistema de Ouvidoria da MT-Fomento conforme exigências do Banco Central aconteceu em agosto de 2008. E não parou de crescer. Só em 2009 a Ouvidoria recebeu mais de 100 solicitações. A demanda maior, cerca de 70% diz respeito a informações diversas, como linhas de créditos, taxas de juros, microcrédito. Os outros 30% buscam detalhes sobre o cartão MT Fomento Card. Mas o trabalho não se resumiu a responder as dúvidas do cidadão. A Ouvidoria participou de eventos dentro e fora do Estado com o objetivo de buscar conhecimentos e ampliar a troca de informações.


Mesmo estando ligada a Ouvidoria Geral do Estado (OGE), a Ouvidoria da MT-Fomento se difere dos demais órgãos de governo. Isso porque atende a resolução de nº 3477 do Banco Central, que criou a Ouvidoria Institucional Financeira. De acordo com o Banco Central, é obrigatório a Ouvidoria emitir relatório semestral e dispor de um número para ligação gratuita para os clientes. A MT Fomento dispõe do número 0800 647 7900 para essa finalidade. Além de infraestrutura, como sala própria para Ouvidoria, computador e equipe com duas pessoas (Luiz Benvenuti e Mônica Nardez Aquino Leão) no atendimento.

“Atendemos também as determinações da Ouvidoria Geral do Estado. No último encontro realizado em Brasília, pela Controladoria Geral da União onde estiveram não só a MT Fomento, mas ouvidores de outros órgãos aqui do Estado, ficou definido que as ouvidorias vão realizar uma articulação maior visando o fortalecimento da OGE bem como da Associação Brasileira de Ouvidores, seccional de Mato Grosso (ABO-MT) e Associação Nacional de Ouvidores Públicos (ANOP)”, relatou Luiz Benvenuti Castelo Branco de Oliveira, superintendente de Desenvolvimento de Projetos e ouvidor da MT Fomento.

Benvenuti acredita que esse fortalecimento representará um grande avanço para Mato Grosso. “Trabalharemos em prol dessa meta juntamente com a OGE”, destacou.

Em termos de reciclagem de conhecimentos, a MT-Fomento tem buscado uma interação com o setor dentro e fora do Estado. Em São Paulo foram quatro encontros (2º Seminário Internacional Ouvidores & Ombudsman, 5º Seminário Nacional de Ouvidores & Ouvidorias e 12º Congresso Brasileiro de Ouvidores) e um em Brasília/DF (1º Fórum Internacional de Ouvidorias Públicas/Ombudsman/Defensores Del Pueblo/Provedores de Justiça/Médiateur de La Repúbliques). Sendo este último que tratou do fortalecimento da Democracia Participativa.

Na esfera estadual a Ouvidoria da Agência participou de seis eventos, entre eles, Workshop Captação em Elaboração de Projetos para Captação de recursos para as Ouvidorias Setoriais; Lançamento da Campanha OGE – Cartilha do Cidadão, Manual do Gestor, Manual de Procedimentos, Urnas; Seminário Ouvidorias Públicas e Workshop Rede Ouvidores Setoriais Para Apuração de Resultados das Atividades Realizadas em 2009.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet