Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Investimentos em estrutura física e programas marcam o ano da Saúde

Em 2009 a Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS) deu início a maior reforma da história do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC). Mas o ano da saúde municipal não foi marcado apenas pelos investimentos na estrutura física. Entre as principais ações, destacam-se a intensificação dos programas e a ampliação das unidades.


Antes de iniciar a reforma do HPSMC, a SMS investiu na melhoria das unidades que se destinam a atender os casos de baixa e média complexidade. As policlínicas localizadas nos bairros Verdão e Planalto tiveram suas áreas duplicadas com suas estruturas completamente reformadas e ainda receberam novos equipamentos. O Pronto Socorro também passou por uma pré-reforma com recursos próprios da Secretaria que adaptou a área administrativa para abrigar os setores que ficavam na área que está sendo reformada. As obras incluíram a construção de um anexo com capacidade para 45 leitos.

Além da melhoria na estrutura, alguns programas receberam atenção especial da SMS em 2009. Foram implantados os programas de saúde do adolescente (Adolescer) e a ficha de notificação de violência doméstica nas unidades de saúde da rede básica. Ainda foram intensificadas as ações do Programa de Combate à Tuberculose e criou uma portaria instituindo prêmio para profissionais e unidades de saúde que conseguissem ampliar a notificação, tratamento e cura de casos de hanseníase no município.

Para isso, a secretaria de saúde realizou, durante todo o ano, a capacitação dos profissionais da rede nas mais diversas áreas e promoveu a VIII Conferência Municipal de Saúde com o objetivo de discutir com servidores, prestadores de serviços e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) as políticas públicas do setor.

Destaque da administração municipal, o desenvolvimento infantil contou com o Programa Escola com Saúde, que ultrapassou a marca de 130 mil atendimentos por equipe multidisciplinar de saúde aos alunos matriculados nas escolas e creches da rede municipal.

Diante do número de notificações de casos de dengue em 2009, a SMS recebeu 22 novas motocicletas para o trabalho dos supervisores de campo do Programa de Controle da Dengue, promoveu duas capacitações para o manejo clínico da doença, convocou o diálogo com o Estado e o município de Várzea Grande para unir esforços no controle da doença e ainda contabilizou a retirada de cerca de mil toneladas do chamado 'lixo da dengue' durante as ações de limpeza dos bolsões.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet