Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Economia

diz BC europeu

Recuperação da zona do euro será moderada e frágil

Foto: Reprodução

Recuperação da zona do euro será moderada e frágil
A economia da zona do euro continuará crescendo em 2010, mas a recuperação será frágil e modesta, disse nesta terça-feira o membro do BCE (Banco Central Europeu) Yves Mersch.


"Em 2010, a economia da zona do euro deverá manter sua expansão, mas a recuperação será moderada e frágil", afirmou.

Segundo ele, os sinais de retomada ficaram mais evidentes no fim de 2009.

No último dia 3, o presidente do banco, Jean-Claude Trichet, disse que a instituição melhorou sua previsão de crescimento da região para o próximo ano, situando-a em 0,8%, contra uma estimativa anterior de 0,2%.

Para 2011, a previsão é de um crescimento de 1,2%. O BCE projeta, por outro lado, uma inflação de 0,3% em 2009 (contra 0,4% da previsão anterior), de 1,3% em 2010 (frente a 1,2%) e de 1,4% em 2011.

O PIB da zona do euro cresceu 0,4% no terceiro trimestre, na comparação com o segundo. Na UE (União Europeia) como um todo, por sua vez, houve crescimento de 0,3% na mesma comparação. Os dados são da Eurostat, a agência europeia de estatísticas.

A zona do euro é atualmente formada por Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta e Portugal. A União Europeia inclui, além destes, Bulgária, Dinamarca, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Polônia, Hungria, Romênia, Estônia, Lituânia e Letônia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet