Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

1ª Brigada é destaque da Superintendência de Assuntos Indígenas

O ano de 2009 foi importante para a Superintendência de Assuntos Indígenas de Mato Grosso, vinculada à Casa Civil, que realizou diversas atividades. Entre elas, o destaque foi para a 1ª Brigada Indígena de combate e prevenção a incêndios florestais em terras indígenas em Mato Grosso. “Este ano demos um passo importante para a questão da Brigada Indígena que é um projeto de governo pioneiro de preservação a incêndio florestal”, disse a superintendente Maria Edna Lúcia de Oliveira.


Na 1ª Brigada Indígena foram treinados cerca de 50 índios na aldeia Piaraçu, em Colíder e adjacências. “Após o intenso treinamento houve redução de quase 90% nos focos de queimadas na região já que eles aprenderam na brigada como atear fogo na floresta, assim como técnicas de primeiros socorros”, afirmou. Além do treinamento, a Superintendência promoveu o mutirão da cidadania em Água Boa, Barra do Garças, Canarana, Tangará da Serra, Sapezal, Campo Novo do Parecis, e outras regiões.

A Superentendência recebeu algumas doações durante o ano como: 14.056 cobertores; 15.000 bermudas; 7.024 cestas básicas; 60 bolas de futebol; 50 caixas de abelha para apicultura; dois computadores; uma cadeira de rodas; todos esses materiais foram entregues em terras indígenas.

Outra ação desenvolvida pela Superentendência foi a participação no projeto Aquabio realizado em Água Boa, Querência, e Canarana. O projeto visa detectar problemas ambientais que ocorrem na região, e assim apresentar possíveis soluções por meio de capacitação da população à respeito da preservação do meio ambiente, em especial aos recursos hídricos.

Durante o ano, a Superintendência esteve presente nas reuniões do Conselho Indígena; da Conferência Nacional Indígena; da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema); na intermedição de conflitos das usinas do complexo Juruena e Paranatinga; na força tarefa na região do Xavantes, em Barra do Garças; e na oficina sobre o controle de desmatamento realizado pela Sema.

Conforme Oliveira, em breve será inaugurada a nova sede da Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso (FEPOIMT). “A nova sede é uma luta antiga que hoje é uma conquista em que o governador prometeu e cumpriu. O espaço foi cedido pelo governo e com isso, a nova sede é uma realidade dos povos indígenas”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet