Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Quadro complicado

Pesquisas revelam disputa acirrada pelo comando do Paiaguás em 2010

Resultados das últimas pesquisas (Gazeta Dados, Vox Populi e Ipec) revelam que a disputa pelo cargo de governador do Estado, hoje sob comando de Blairo Maggi, será mais acirrada do que supunham as análises primárias ou os prognósticos dos adversários do bloco situacionista.



Em ascenção lenta mas constante, o vice-governador Silval Barbosa, um dos pré-candidatos a governador, começa a colher os frutos da intensa exposição na mídia e os dividendos políticos das importantes obras que Blairo Maggi lançou nos últimos 60 dias.

Sem embargo, é notório que Silval Barbosa passa a pressionar o ainda líder Wilson Santos (PSDB), prefeito de Cuiabá, e também outro pré-candidato ao Palácio Paiaguás nas eleições de 2010.

Contudo, a suspresa é o desempenho do senador Jaime Campos (DEM), que apareceu em segundo lugar, empatado tecnicamente, com o prefeito tucano, no levantamento do Vox Populi, de Minas Gerais.

Campos e o DEM, eterno insatisfeito com o tratamento dispensado pela intrépida trupe palaciana e pelos principais valetes do governador Blairo Maggi, têm um pré-acordo com Wilson Santos: quem estiver melhor nas pesquisas será o candidato da "oposição".

E ambos (Jaime e Wilson) sabem que a transferência simples de voto não é fácil de se concretizar, mas a sorte está lançada. O acordo de bastidores é relativamente forte, mesmo diante o desafio de mostrar que as diferenças históricas de ambos os grupos podem ser superadas.

Em 1998, a união de adversários históricos foi equivocada e Dante de Oliveira, então governador e candidato à reeleição, venceu Júlio Campos e o PMDB de Carlos Bezerra, que se uniram contra o sátrapa tucano.

A Silval caberá aproveitar cada dia no comando do Executivo para mostrar à sociedade que é capaz de manter o estilo de Maggi (eficiência administrativa, controle fiscal, austeridade, controle da corrupção etc) e, sobretudo, que pode fazer algo mais nas áreas de saúde, educaçãoe segurança pública, espécies de patinhos feios da atual gestão.

Mauro Mendes, presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), que também desponta razoavelmente bem nas pesquisas, ainda é uma incógnita indecifrável. Belicoso quando provocado, Mendes pode ser um aguerrido candidato caso o projeto Silval Barbosa patine.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet