Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Economia

Boas lavouras de milho e soja do Paraná indicam safra cheia em 2010

A safra de verão 2009-2010 do Paraná caminha para atingir as melhores expectativas, com altas produtividades esperadas para o milho e a soja, considerando as boas condições das lavouras registradas até o momento após chuvas abundantes, disseram nesta terça-feira fontes do setor produtivo e do governo.


"Por enquanto, está tudo excelente, de muito bom para cima. Tivemos chuvas suficientes, sem grandes exageros", afirmou Flávio Turra, gerente técnico e econômico da Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná). Segundo ele, a safra está "quase salva em termos de água".

"Mais uma ou duas chuvas boas, a safra está salva", acrescentou.

O Paraná é o maior produtor de milho do Brasil e o segundo Estado em produção de soja, e a colheita de verão começa em fevereiro, ganhando força em março.

Dados do Deral (Departamento de Economia Rural), do governo estadual, divulgados nesta terça-feira confirmam a avaliação do gerente da Ocepar.

Boas condições

De acordo com o Deral, 96% das lavouras de soja estão em boas condições, e 4% das plantações têm situação "média". No caso o milho, o Deral atribuiu "bom" para 95% das áreas do cereal.

"Não existe previsão de estiagem, mas a safra está salva quando se encontra dentro do armazém", ponderou Otmar Hubner, agrônomo do Deral, lembrando-se que chegou a ver uma vez o agricultor perder soja pelo excesso de chuva na colheita.

O Paraná poderá colher uma safra recorde de 13,3 milhões de toneladas de soja a partir de fevereiro, contra 9,3 milhões de toneladas na temporada passada, segundo o Deral.

A safra de soja cresce também por conta do aumento de 9 por cento da área plantada, para um recorde de 4,3 milhões de hectares.

Já a colheita de milho está prevista pelo Deral em 6,43 milhões de toneladas, ante 6,5 milhões de toneladas na temporada anterior, quando uma grave seca reduziu a produtividade média.

O milho, diferentemente da soja, teve redução de área de 28% em 2009-2010 na comparação com a safra passada, e se a produção aponta para uma estabilidade isso se deve às boas produtividades esperadas.

Comercialização

Com uma produção quase definida, o produtor já começa a pensar na comercialização, disse o gerente da Ocepar, que prevê problemas de liquidez para o milho. O Brasil conta com grandes estoques do cereal de safra passada.

"Na soja, os preços possivelmente serão mais baixos que os atuais, porém ainda remuneradores", completou Turra.

Apesar do cenário de preços pressionados pelo dólar fraco frente ao real, a Ocepar vê a boa produção como um alento.

"Em ano de boa produtividade, o produtor ganha na escala", destacou Turra, observando que na temporada 2008/09 o Paraná perdeu 7,5 milhões de toneladas entre soja, milho e trigo, devido a problemas climáticos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet