Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Redução

Mortes no trânsito caem 20% na Grande Cuiabá

O número de mortes no trânsito da Grande Cuiabá reduziu 20% em 2009, conforme aponta o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT). Foram 157 mortes em Cuiabá e Várzea Grande no último ano contra 197 em 2008. Já em comparação com 2007 a redução foi ainda maior: naquele ano foram 200 vítimas.


Segundo a coordenadora de estatísticas do Detran, Sandra do Egito, os dados são apurados em parceria com o Instituto Médico Legal (IML-MT) e a Polícia Militar. A estatística revela que a capital apresenta praticamente o dobro das vítimas fatais de Várzea Grande, 102 contra 55. Do total de 157, a maioria é composta de homens (125) e a faixa etária com maior incidência de vítimas fatais vai de 30 a 59 anos. Nessa faixa estão 70 dos 157 mortos. Em 2008 foram 81 mortes e em 2007, 90 mortes na mesma faixa de idade.

Para o presidente do Detran, Teodoro Moreira Lopes, o Dóia, a queda no número geral de mortes é um grande avanço e reflete a melhora da eficiência na fiscalização preventiva e uma maior conscientização dos motoristas, sensibilizados por campanhas educativas, tanto do Estado, através do Detran, quanto do governo federal e de prefeituras.

“Assumi a presidência do departamento no início de 2007 e nossa meta sempre foi essa, a redução do número de mortes. Investimos pesado em campanhas educativas e em meios para proporcionar à PM mais eficácia na fiscalização”, destaca. No ano passado, o Detran adquiriu vários equipamentos para a polícia, como bafômetros, cones, sinalizadores e coletes.

Apesar da queda significativa, Dóia acredita que há possibilidade de reduzir ainda mais as estatísticas. “O ideal seria zerar, mas sabemos que isso é uma utopia. Esperamos reduzir em pelo menos mais de 20% o número de mortes em 2010. Para isso vamos investir mais em campanhas educativas e fiscalização através da PM”, avisa.

Segundo o presidente, os órgãos responsáveis pelo trânsito devem endurecer o jogo, aumentando o número de blitze preventivas e repressivas, aliando educação e fiscalização. Para as prefeituras o presidente recomenda investimentos em fiscalização eletrônica, sinalização e ampliação de vias, além da contratação de mais agentes de trânsito.

(Com informações da assessoria)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet