Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Manuseio inadequado do álcool é a principal causa de queimaduras

O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HSPMC) atende todo os meses mais de 200 pessoas vítimas de queimaduras de várias cidades do Mato Grosso.


De acordo com a enfermeira do CTQ, Simone Daniele Melo Rodrigues, as queimaduras são provocadas por diversas causas, mas a maior parte das lesões são provocadas pelo uso inadequado do álcool. Elas representam a maior causa de internação no setor.

Quem usa o produto diariamente para limpar a casa, acender churrasqueira ou fazer sabão, por exemplo, não imagina os riscos que correm ao manusear o produto inflamável. Foi o que aconteceu com a jovem Luziene, em Alta Floresta.

Acostumad a usar o produto, nem imaginava que tomar alguns cuidados poderia salvá-la de um acidente. No dia 12 de agosto ela não pensava que poderia se machucar fazendo algo que já tinha feito tantas vezes antes: queimar o lixo no quintal de casa. “Quantas e quantas vezes já queimei o lixo ou passei com o vidro de álcool perto do fogão?”, se pergunta. A dona de casa, de 21 anos, que sofreu queimaduras graves no peito, braços e rosto, garante que nunca mais vai utilizar o produto.

“Já ouvi falar de uma mulher que morreu por usar o álcool sem cuidado, assim como eu, mas como a gente acostuma a usar todos os dias, nem presta atenção nos riscos”, comenta. Tais cuidados, segundo a enfermeira, são simples, como não manusear o álcool perto do fogo, não deixá-lo ao alcance de crianças, não utilizá-lo para acender a churrasqueira, substituindo, neste último caso, por óleo.

Ela ainda lembra, que por sua periculosidade, o álcool líquido chegou a ter sua venda proibida, mas hoje é facilmente encontrado nas prateleiras dos supermercados.

Outras Informações:

(65) 3617-7857
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet