Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

alerta

Fundação MT faz recomendação para controle da ferrugem da soja

Produtores rurais de Mato Grosso precisam redobrar a atenção com o monitoramento da lavoura de soja, principalmente com a ferrugem asiática. Os focos da doença no Estado, de acordo com informações oficiais do Consórcio Antiferrugem (composta pela Embrapa e outras instituições de pesquisa) já são bem maiores do que na safra passada.


“Desde o início da safra alertamos os produtores quanto à incidência desta terrível doença que este ano chegou mais cedo e expandiu mais rápido comparado às últimas safras ”, lembra Fabiano Siqueri, pesquisador da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT).

A vigilância constante é uma das principais armas que o produtor deve utilizar para combater o fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem da soja. “É importante que se façam vistorias com a maior frequência possível na lavoura, para que assim acompanhe o aparecimento da doença, além de monitorar também regionalmente. Isso já é um grande passo para alcançar sucesso no controle da doença”, ressalta Siqueri.

Com as condições climáticas favoráveis, presença disseminada do fungo, o manejo correto e eficiente é primordial para se evitar perdas elevadas na produção. Intervalos de aplicações menores devem ser cogitados, visto que a virulência do fungo aparentemente também está maior neste ano. Por isto, produtor e equipe devem estar atentos para não perder o momento certo de aplicar o fungicida. “É importante fazer pulverização com boa qualidade, usar as doses recomendadas de fungicidas e utilizar impreterivelmente combinações de triazóis com estrobilurinas em todas as aplicações”.

Para os produtores que plantaram a soja Inox (TMG 801 e TMG 803), resistente à ferrugem asiática, Siqueri alerta que aplicações também se farão necessárias, assim como foram recomendadas em eventos e publicações da Fundação MT. “A resistência sozinha não salva a lavoura, ela é uma ferramenta. É importante que o controle químico também seja adotado, visando, entre outras coisas, diminuir o risco de quebra de resistência dos materiais Inox”.

No ranking dos estados brasileiros com maior incidência da ferrugem da soja, segundo o Consórcio Antiferrugem, Mato Grosso aparece em quarto lugar, com 54 focos. O terceiro estado em que o fungo mais atacou até o presente momento é Mato Grosso do Sul, com 73 focos. O Paraná é o segundo estado com maior registro da doença, com 78 focos e as lavouras de Goiás já têm 200 focos registrados da ferrugem.

As informações são da assessoria.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet