Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Tarântulas utilizam "pelos urticantes" como arma defensiva

Quando uma mulher de 29 anos procurou uma clínica oftalmológica no Reino Unido se queixando de olhos muito doloridos, vermelhos e lacrimosos em excesso, os médicos inicialmente suspeitaram de um vírus. Depois, observaram mais de perto e descobriram algo bastante diferente: projeções finas, semelhantes a fios de cabelos, incorporadas à córnea da paciente.


Tão logo os médicos do Hospital Universitário St. James, em Leeds, informaram à paciente sobre o que havia identificado em seus olhos, ela recordou algo que havia acontecido pouco antes que a vista começasse a incomodá-la. Ela estava limpando o tanque de vidro em que vive sua tarântula de estimação quando o animal subitamente lançou "uma nuvem de pelos" que a atingiu no rosto e nos olhos.

Ao que parece, algumas espécies de tarântulas dispõem de uma arma defensiva chamada "pelos urticantes", que podem empregar como defesa quando ameaçadas. Esfregando as patas traseiras contra o abdome, as tarântulas podem lançar uma nuvem desses finos pelos que contam com múltiplas farpas e podem causar forte irritação nos olhos, pele e vias respiratórias de qualquer criatura desafortunada a ponto de se aproximar em demasia.

Os pelos são finos demais para que se possa extrai-los da córnea da paciente, mesmo que por meio de um microfórceps e com a ajuda de um microscópio cirúrgico. Tudo que os médicos puderam fazer em termos de tratamento foi cuidar da infecção ocular por meio de medicamentos anabolizantes. Quase um ano mais tarde, a paciente está muito melhor, mas ainda não se recuperou completamente.

Em um relatório sobre o caso, intitulado "Olhos de Homem-Aranha", publicado pela revista Lancet, os médicos responsáveis pelo tratamento sugeriram que "os criadores de tarântulas deveriam usar óculos de proteção quanto em contato com esses animais".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet