Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

França quer taxa on-line para compensar trabalho de criação

A França pode começar a taxar as receitas em anúncio na internet de gigantes on-line como o Google, usando os fundos para apoiar a indústria criativa que foi atingida pela revolução digital.


A proposta, encaminhada por uma pesquisa comissionada pelo governo, é o mais novo desafio da França ao conteúdo de livre acesso na internet. O país havia causado controvérsia anteriormente com algumas leis sobre pirataria on-line.

O tributo, que seria aplicado a outras operadoras como o Yahoo! e MSN, colocaria um fim ao "enriquecimento sem qualquer limite ou compensação", afirmou Guillaume Cerutti, um dos autores do relatório, segundo o jornal "Liberatión".

Ele seria aplicado mesmo se o operador tiver sua base de operações fora da França, desde que os usuários que clicam nos anúncios estejam.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, tentou repetidamente apresentar a si mesmo como um defensor da herança cultural francesa na era digital, recentemente pedindo projetos públicos para se oporem aos planos de Google de uma grande biblioteca on-line.

Os críticos apontam que a questão de compensação aos autores é complexa, dado que muitas das canções, filmes e textos disponibilizados on-line hoje em dia são criados gratuitamente por amadores fora de um establishment cultural.

Cerutti, presidente da Sotheby na França, contribuiu com o relatório juntamente como Jacques Toubon, um ex-ministro, e Patrick Zelnik, ex-executivo musical.

Os autores sugerem ainda que a taxação dos provedores de serviço de internet levante dezenas de milhões de euros que possam ser investidos no desenvolvimento do negócio de música on-line e outros setores criativos.

Nos últimos meses, as operadoras e os usuários têm enfrentado cada vez mais pressão por conteúdo on-line abrangendo desde jornais e livros a filmes. Sob a nova lei de internet francesa, usuários reincidentes de downloads ilegais serão desconectados e multados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet