Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Economia

Fecomercio aponta aumento da inadimplência em dezembro na capital paulista

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) constatou que 1,716 milhão de famílias da capital paulista (48% do total) estavam endividadas no mês de dezembro, e delas 708 mil tinham contas em atraso e eram consideradas inadimplentes.


De acordo com a pesquisa mensal, divulgada hoje (7) pela economista Adelaide Reis, da Fecomercio, houve forte elevação da inadimplência, que passou de 14% em novembro para 20%, no último mês do ano, considerando-se que o número de famílias inadimplentes no município de São Paulo chegava a 515 mil no mês anterior.

Os números divergem do Indicador de Vendas e Inadimplência (IVI), divulgado na véspera (6) pela Confederação Nacional dos Diretores Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). A pesquisa CNDL/SPC registrou queda de 4,98% da inadimplência em dezembro, comparado a novembro, em nível nacional, sem citar números absolutos.

Adelaide Reis explicou que os consumidores estão mais confiantes no desempenho da economia nacional e mostram intenção de consumo, com repercussão no crescimento das compras a crédito e na elevação do endividamento familiar. E, como acontece tradicionalmente, as festas de fim de ano tiveram forte impacto nas taxas de endividamento e de inadimplência.

Embora admita que muita gente usou o décimo-terceiro salário para quitar compromissos financeiros e “limpar o nome”, a economista afirmou que a maior oferta de crédito e os melhores índices de emprego e renda também contribuíram, contraditoriamente, para o aumento do endividamento. “Esses indicadores mostram que a crise de confiança que abalou o mercado, devido à crise internacional, passou”, disse ela.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet