Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Economia

Pantanal

MS perde e Instituto de Pesquisas fica em Mato Grosso

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) manteve a instalação do Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal (INPP) em Cuiabá e negou o pedido a Campo Grande (MS). A capital vizinha havia solicitado a implantação no território sul-mato-grossense, porém o ministro Sérgio Machado Rezende disse que a proposta original não será modificada.


O pedido partiu do deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB/MS), em outubro de 2009, e as informações foram publicadas hoje no site institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O parlamentar alega que 65% do Pantanal pertencem ao estado vizinho e, por isso, o instituto deveria ser instalado no estado.

Por outro lado, o ministro alega que uma alteração na proposta de instalação do INPP seria comprometedora neste momento, já que está incluída no Plano Plurianual 2008-2011. No entanto, ressalta que o Ministério poderá instalar futuramente núcleos executores do instituto em outras localidades, além do campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), como inicialmente previsto.

O MCT decidiu implantar o instituto na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), em Cuiabá, em decorrência de uma parceria mantida desde 2004 com o CPP (Centro de Pesquisa do Pantanal). Este centro gerencia pesquisas em rede nas áreas estratégicas para o bioma Pantanal, integrante instituições e pesquisadores de MS e MT.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet