Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

Conab

Produtividade do milho pode compensar a redução de área

Geralmente, no verão o Paraná divide o campo entre as plantas de folhas miúdas e os pés altos de milho. Agora, é difícil encontrar uma área assim e, quando se encontra, sempre...

Geralmente, no verão o Paraná divide o campo entre as plantas de folhas miúdas e os pés altos de milho. Agora, é difícil encontrar uma área assim e, quando se encontra, sempre está rodeada por soja. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil perdeu 10% da área que sempre recebeu milho nesse período. Muitos produtores, desanimados com o preço, apostaram na soja. O produtor rural Osvaldo Dante, de Cambé, norte do Paraná, ainda tem dívidas do verão passado para pagar, mas não quis arriscar desta vez.


O último levantamento da Conab revelou que o Brasil deve colher perto de 33 milhões de toneladas de milho, 4% menos do que a safra passada. O Mato Grosso perdeu 35% do que dedicava ao milho. O Paraná ficou em segundo lugar, com 27% menos de lavouras com o cereal. Porém, a redução na colheita aqui deve ficar em apenas 2%.

Segundo o Departamento de Economia Rural da Secretaria de Agricultura do Paraná, esta é a maior perda de área em 30 anos, período em que o departamento acompanha o desenvolvimento das lavouras no Estado. Mas, a alta produtividade, garantida pelas tecnologias de plantio e manejo, deve manter praticamente a mesma safra do verão passado, cerca de 4,4 milhões de toneladas. Com isso, o preço pode não reagir.

O produtor não consegue o preço mínimo no Paraná, nem em outras regiões brasileiras há alguns meses. Os principais Estados produtores ainda têm estoque. A Ocepar, o sistema de cooperativas do Estado, encaminhou um pedido ao Ministério da Agricultura, para suporte à comercialização através de leilões de PEP e também AGF. Aguarda uma resposta para a próxima semana.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet