Olhar Direto

Quinta-feira, 01 de agosto de 2024

Notícias | Esportes

Conca sonha com títulos e Copa do Mundo em 2010

Adaptado ao Brasil e apaixonado pelo Fluminense, Conca foi um dos símbolos da arrancada do time das Laranjeiras na fuga do rebaixamento no ano passado.


Com muita luta, dedicação e, principalmente, habilidade, o argentino encantou e foi coroado como o craque do Campeonato Brasileiro na opinião dos torcedores.

Com contrato terminando apenas em 2011, o argentino traçou sua principal meta para 2010: títulos pelo clube carioca.

Nesta entrevista, Conca ainda falou sobre a reação do time na reta final de 2009, sobre ser um dos líderes do grupo, a vontade de disputar a Copa do Mundo e afirmou que não pensa em deixar o Fluminense.

Após ajudar a livrar o Fluminense do rebaixamento na última rodada do Campeonato Brasileiro, como foram as férias?
Conca - As minhas férias foram ótimas, perto da família, sem o peso da possibilidade do rebaixamento e procurando descansar. Foi um ano puxado, de muita pressão, e nada melhor do que estar com os familiares para recarregar a bateria para 2010. Depois de tudo que passamos, teve um gosto especial, já que durante a temporada temos pouco tempo para ficar junto da família. São muitas viagens e concentrações e é diferente quando conseguimos ficar tantos dias seguidos em casa.

O que aconteceu para o time mudar de atitude no Brasileiro para fugir da Série B com aquela arrancada histórica?
Conca - Nós começamos o Campeonato Brasileiro muito devagar e ficamos muito tempo na zona de rebaixamento. A confiança da equipe foi aumentando no decorrer da competição com as vitórias e o time encaixou um bom padrão de jogo. Todos os atletas do elenco foram muito importantes, pois ficamos unidos pela mesma causa, fizeram sacrifícios e a torcida foi ainda mais fundamental para a nossa virada. Sem o apoio deles não conseguiríamos escapar.

Alguma vez você já havia visto reação semelhante no mundo do futebol?
Conca - Sinceramente, não lembro de um outro time ter uma reação desta, com tão poucas rodadas. Não queríamos passar por isso e ficamos muito tristes. Afinal, nosso time tinha condições de brigar na parte de cima da tabela, até pelo título da competição. Mas, no fim, provamos que não merecíamos cair para a Segunda Divisão.

Você e o Fred foram os grandes personagens do Fluminense nessa ocasião. Como foi chamar a responsabilidade para si em um momento tão difícil?
Conca - Todos os jogadores do Fluminense chamaram a responsabilidade quando as coisas estavam complicadas no Campeonato Brasileiro. A torcida reconheceu o nosso esforço, esteve sempre ao nosso lado, e o apoio deles foi fundamental para a nossa arrancada.

Depois de tudo, qual lição os jogadores do Fluminense tiraram do que aconteceu durante a última temporada?
Conca - Foi um momento muito ruim. Todos aprenderam com o grande susto que tomamos. Em competições disputadas no modelo de pontos corridos temos sempre de pontuar. Desde o início do Campeonato Brasileiro é preciso conquistar as vitórias e estar bem na tabela. É uma competição muito equilibrada e todos os jogos são difíceis.

Você foi um dos poucos jogadores que mantiveram o alto nível de atuações durante a temporada. Podemos dizer que 2009 foi o seu grande ano no futebol brasileiro? Talvez na sua carreira?
Conca - Procuro sempre melhorar a cada temporada. Por isso, treino muito. Espero que este ano seja ainda melhor e possamos conquistar títulos no Fluminense. A torcida tricolor merece um ano diferente.

Para você, o que significou a conquista do Prêmio Craque da Galera? Na sua opinião, o valor deste troféu foi ainda maior por você ser argentino?
Conca - É sempre bom receber o reconhecimento do esforço que fazemos dentro de campo, principalmente por parte dos torcedores. Nunca fui tratado de forma diferente no Brasil por ser argentino, sempre fui respeitado e ter conquistado esse prêmio foi a prova de tudo isto. Acho que todos os lugares no mundo deveriam ser assim.

Depois do sufoco para fugir do rebaixamento no ano passado, o que você espera para esta temporada? O Fluminense tem condições de conquistar títulos?
Conca - Claro que temos condições. Um clube grande como o Fluminense precisa sempre brigar pelos títulos. Este ano temos o Campeonato Carioca, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Oportunidades não vão faltar. Estou muito otimista e espero que 2010 seja um ano de conquistas para o Fluminnse.

Com 26 anos, você é um dos mais experientes do time titular e do grupo do Fluminense. Como é a sua relação com os jogadores mais jovens?
Conca - A nossa relação é excelente e com muito respeito. Procuro sempre orientar os mais jovens nos treinamentos, nas concentrações e em conversas também. Nosso grupo tem boas promessas que chegaram e que ainda vão dar muitas alegrias para a torcida do Fluminense.

Ao lado do Fred, você se considera um dos líderes do time de "guerreiros" do Fluminense?
Conca - A liderança não é imposta e acontece naturalmente, acho que pela idade e experiência acabamos sendo referência para os mais jovens, sim. Mas os garotos deste grupo têm responsabilidade e também muita personalidade. Eles contam com o total apoio de todos os outros jogadores e foram muito bem recepcionados.

O que o Fluminense representa na sua vida? Dá para se imaginar vestindo outra camisa no Brasil?
Conca - É um clube no qual me sinto bem, conheço todos os funcionários e, por tudo isso, só penso em cumprir todo o meu contrato. Estou muito feliz no Fluminense e não penso em sair.

Seu futebol foi muito elogiado também na Argentina. Ainda acredita na possibilidade de ser convocado pelo técnico Maradona e de, quem sabe, disputar a Copa do Mundo na África do Sul no meio do ano?
Conca - Disputar uma Copa do Mundo é o sonho de todo jogador. E comigo não é diferente. Se tiver oportunidade de defender a seleção argentina será algo muito especial na minha carreira.

Quem são mais guerreiros, os jogadores brasileiros ou os argentinos?
Conca - É muito difícil comparar e, por isso, prefiro não opinar. Mas tenho certeza de que o Fluminense, sim, é um time de guerreiros.

O que está achando da pré-temporada do Fluminense em Vitória (ES)?
Conca - Estamos no início dos trabalhos e mal começamos os treinamentos com bola. Infelizmente teremos pouco tempo de preparação para o Campeonato Carioca, mas como a base foi mantida o entrosamento virá facilmente. As contratações estão sendo boas e, assim, teremos um elenco forte para esta temporada.

O que você teria a dizer para os tricolores após tanto sofrimento no ano passado?
Conca - Só tenho a agradecer pelo imenso apoio dado ao time nos momentos mais difíceis. Sem ele não teríamos conseguido forças para a reação. Queremos dar alegrias para a torcida tricolor este ano e vamos lutar pelos títulos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet