Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

EM CAMPANHA

Secretários de Saúde se reúnem para traçar ações de combate à dengue

A força-tarefa contra o surto de dengue vai aumentar em Barra do Garças. Uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SES) estará no município segunda (11) e terça-feira (12) para se reunir com os secretários municipais de Saúde das cidades de Barra, Pontal do Aragarças e Aragarças(GO) e definir um plano de ação em conjunto.


O diretor do Polo Regional de Barra, Franco Danny, informou que a reunião foi solicitada pelo deputado estadual Adalto de Freitas (PMDB) ao secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, para auxiliar o município a reduzir os índices de dengue.

Barra do Garças já tem 1.760 notificações da doença, com uma morte confirmada por dengue hemorrágica e quatro sendo investigadas. Entretanto, a secretária municipal de Saúde, Daniela Salun, admite que esse número pode ser ainda maior porque muitos casos não chegam ao conhecimento dos órgãos competentes e alguns pacientes são tratados no município vizinho de Aragarças.

Devido ao grande número de moradores de Barra e região que procuram atendimento em Goiânia (GO), o secretário de Aragarças foi convidado para participar do encontro na terça-feira (12). A equipe da SES aproveitará a visita para avaliar as ações que estão sendo realizadas e no dia seguinte realizara o encontro ampliado para tratar do assunto.

A intenção é conter a expansão da doença e resolver um problema crônico de pacientes de MT sendo encaminhados para o estado vizinho. O secretário Wladimir explicou que o município nunca se negou a ajudar em casos graves de dengue, entretanto agora ficou difícil porque até mesmo pacientes para fazer outros tratamentos como próstata e gastrite, entre outras enfermidades, querem atendimento em Goiás.
“Não estamos negando atendimento, mas o certo é Mato Grosso absorver as demandas”, ponderou.

Durante o surto de dengue, a secretária Daniela Salun chegou a pedir apoio do Ministério Público do Estado (MPE) alegando que não consegue vagas em Cuiabá. Recentemente o MPE interveio para abrir o Banco de Sangue que estava fechado desde outubro de 2008 em função de algumas irregularidades detectadas pela Coordenação Estadual da Vigilância Epidemiológica. Um termo de ajuste de conduta (TAC) foi assinado entre o Estado e a Prefeitura para fazer voltar a funcionar a unidade do Hemocentro de Barra do Garças.

Dois pedidos foram feitos para reduzir os casos de dengue na região do Araguaia: o uso do carro-fumacê e a aquisição de uma aparelho de separação de plaquetas para o Banco de Sangue de Barra, avaliado em R$ 180 mil, que segundo os médicos diminuiria o número de pacientes que são encaminhados para Goiânia ou Cuiabá.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet