Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Economia

Venezuela: Chávez avisa que recorrerá ao exército para evitar alta de preços

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, advertiu comerciantes neste domingo que porá nas ruas a Guarda Nacional para evitar a especulação com os preços, depois da desvalorização da moeda local, o bolívar, anunciada na sexta-feira.


"Não há razão para que ninguém aumente os preços de nada. O povo não deve deixar-se roubar (...) Vamos aplicar a lei, partir para um plano ofensivo contra a especulação", afirmou durante seu programa dominical "Alô Presidente".

"Quero que a Guarda Nacional vá às ruas junto com o povo para lutar contra a especulação", acrescentou.

Na sexta-feira, o governo venezuelano anunciou uma desvalorização cambial, com o bolívar passando de 2,15 por dólar a 2,60.

A partir de agora, haverá na Venezuela dois preços oficiais do dólar: 2,60 para produtos de primeira necessidade, remessas e importações do setor público; e 4,30 para os demais produtos, como os eletrônicos.

Segundo os analistas, a desvalorização do bolívar vai favorecer o setor público em um ano de eleições e terá um impacto negativo na inflação do país, que superou os 25% em 2009 e é a mais alta da América, .

Segundo o presidente, saúde, alimentos, máquinas, livros, artigos tecnológicos e todas as importações do setor público, além das remessas para o exterior, estarão sujeitos ao câmbio de 2,60 bolívares por dólar.

Já artigos como automóveis, telecomunicações, fumo, bebidas, produtos químicos, petroquímicos e eletrônicos terão uma taxa de câmbio de 4,30 bolívares por dólar.

Na Venezuela, desde 2005 o dólar era cotado ao câmbio oficial de 2,15 bolívares, apesar da moeda americana ter disparado no paralelo há meses.

Para fortalecer eproteger a economia venezuelana, Chávez anunciou ainda a criação de fundos especiais de fomento às exportações e estímulo a substituição das importações.

O presidente garantiu que o governo e o Banco Central vão intervir no mercado de câmbio para evitar "o manejo especulativo das divisas", além de vigiar as importações.

A redução oficial do valor do bolívar a partir de agora implicará no encarecimento das importações, mas Chávez aposta em suportar melhor a carga com a recuperação dos preços do petróleo no mercado internacional.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet