Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Educação

UFRJ tem índice de abstenção de 44%

A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) teve recorde histórico de abstenção na segunda fase do vestibular, com cerca 33 mil ausentes dos quase 74 mil inscritos no segundo dia de provas.


O número equivale aproximadamente a 44% dos candidatos que fariam o exame neste ano. Também é uma quantidade quatro vezes maior de faltosos do que no ano passado, quando 8.000 convocados para a segunda fase deixaram de fazer o processo seletivo da UFRJ.

A universidade afirma que o alto índice de faltas pode ser explicado pelos cerca de 11 mil inscritos de outros Estados. Muitos destes jovens podem ter sido aprovados em outras universidades mais próximas ou não terem obtido bom desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que vale como primeira fase do vestibular.

A pró-reitora de graduação da UFRJ pondera que a universidade acertou em usar o Enem como parte de sua avaliação. A afirmação foi feita em nota oficial no site da universidade:

- o modelo possibilita que estudantes de Norte a Sul do país e de todos os níveis sociais tenham acesso aos cursos de graduação da UFRJ, que são referência nacional.

O número de presentes - 43 mil candidatos - esteve dentro da média das edições anteriores do vestibular, afirma a universidade.
Gabarito

A UFRJ disponibilizou os gabaritos dos dois dias de prova para download. Também podem ser acessados os cadernos de questões da segunda fase.

Neste domingo (10), último dia da segunda fase, foram cobradas questões de história, geografia, química e física. No sábado (9), foram aplicados os testes de língua portuguesa e literatura brasileira, redação, biologia, matemática e língua estrangeira.

Tumultos

Não foram registrados tumultos, de acordo com a organização do vestibular da UFRJ. Apesar disso, estudantes registraram queixa na delegacia da Ilha do Governador, alegando que os portões foram fechado dez minutos antes do horário, no sábado.

Alice Pena, que fez a prova pela segunda vez, disse que a segunda fase não foi complicada:

- As provas estavam razoáveis. Pareceram mais fáceis que as do ano passado. As de hoje [domingo] foram bem tranquilas. Agora é ir para casa e esperar pelos gabaritos.

Os pedidos de revisão das notas poderão ser feitos no dia 16 de março, e o resultado final do exame será publicado no dia 22 de março.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet