Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Epidemia de dengue

Médicos podem ser transferidos e moradores serão multados

Foto: Kelly Martins/Olhar Direto

Médicos podem ser transferidos e moradores serão multados
Na tentativa de controlar a epidemia da dengue em Cuiabá, o prefeito Wilson Santos (PSDB) declarou nesta segunda-feira (11) que deverá aplicar multas financeiras aos moradores que não tomarem medidas para evitar a doença e registrar foco do mosquito Aedes aegypt. O anúncio foi feito durante o lançamento da campanha “Movimento Todos contra a Dengue”, na tarde de hoje, que contou com a participação do secretário de Saúde, Maurélio Ribeiro, lideranças políticas e comunitárias.


“Eu sou simpático a isso. Na verdade temos gasto muito dinheiro com campanhas publicitárias, sites e televisão. Mas, pelo que temos visto, as multas atingem bem mais a população”, enfatizou o prefeito que pretende adotar o modelo que vem sendo aplicado em outros estados como Rio de Janeiro e Paraná.

Por outro lado, o chefe do Executivo disse ainda que está analisando a proposta e preferiu não comentar o valor que poderá ser cobrado dos moradores. Ele argumenta que a assessoria jurídica está analisando a possibilidade de colocar em prática a proposta legalmente.

Outra ação se refere à entrega de premiações pela Prefeitura Municipal às famílias que evitarem a propagação da doença na capital mato-grossense, uma vez que a Secretaria de Saúde constatou que a maioria dos casos da dengue está concentrada nas residências.

Medidas

A transferência de médicos do Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC), que atualmente está em reforma, para as seis policlínicas espalhadas na capital mato-grossense, também será uma das medidas tomadas para combater a doença.

As policlínicas são responsáveis pelos atendimentos de urgência e emergência de baixa complexidade. Apesar de a atitude gerar polêmica quanto à falta dos profissionais no hospital e espera de pacientes, o prefeito afirmou que estuda a melhor maneira de transferir os profissionais sem que haja qualquer prejuízo aos atendimentos.

Maurélio Ribeiro também reforçou que vai contratar médicos clínicos gerais para atuar nessas unidades. “Estamos investindo em material humano e estrutura física e material para melhorar o atendimento à nossa população”. Ele informou que as unidades da Saúde da Família também irão intensificar o atendimento e o combate à doença.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet