Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Economia

Ministro prevê fim dos aumentos do álcool com mudança na mistura

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta segunda-feira (11) que o governo tomou a decisão de reduzir o percentual de álcool anidro na gasolina para evitar “desabastecimento” e que a expectativa é que os preços do combustível parem de subir.


Nesta segunda, o governo anunciou que a partir de 1º de fevereiro o percentual de álcool na gasolina será reduzido de 25% para 20%. A medida vale até 1º de maio.

Segundo ele, a economia mensal com álcool será de aproximadamente 100 milhões de litros por mês. Lobão explicou ainda que o Ministério da Agricultura pode até mudar a mistura para 25% novamente antes dos três meses estabelecidos inicialmente ou até mesmo manter o percentual em 20% por mais um mês, além do estabelecido na portaria.

“Basicamente, o que queremos é que não haja desabastecimento e que os preços não continuem subindo, porque subiram cerca de 20%. Estamos fazendo isso por três meses, podendo ser prorrogado por mais um mês e até reduzindo em um mês, se resultados forem satisfatórios”, disse Lobão.

Segundo Lobão, o país produz hoje cerca de 27 bilhões de litros de álcool e economizará pelo menos 300 milhões de litros em três meses para evitar o desabastecimento.

Portaria

A portaria com a medida foi assinada por Lobão, pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e pelos interinos da Fazenda, Nelson Machado, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Ivan Ramalho.

O objetivo do governo é ampliar a oferta do combustível no mercado interno, prejudicada pelas frequentes chuvas no país. No último dia 6, o ministro de Minas e Energia afirmou que a medida não teria poder de forçar a elevação dos preços do etanol, que já vinham em alta: "Não acreditamos em mais elevação de preços. A decisão (sobre a mistura) é para garantir o abastecimento."

O uso de etanol adicionado à gasolina serve para aumentar a octanagem (medida da quantidade de um combustível para motor à gasolina necessária para produzir, em um motor padrão, o mesmo desempenho que o combustível em questão) e reduzir a emissão de monóxido de carbono na atmosfera.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet