Olhar Direto

Domingo, 26 de maio de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

aplicativo

Google cancela software suspeito de roubar dados bancários

Foto: Reprodução

Google cancela software suspeito de roubar dados bancários
Um aplicativo infectado com um trojan, projetado para roubar informações do login bancário dos usuários, estava disponível para download no Google Android Market, loja virtual semelhante à Apple AppStore, mas dedicada à venda e download de programas para o sistema operacional para celulares Android.


Segundo o alerta de fraude, publicado pelo banco First Tech Credit Union, a proposta do aplicativo era simplificar o acesso móvel do proprietário do celular às contas em vários bancos diferentes, armazenando algumas informações como endereço do site do banco, nome de usuário e senha. Não se tem informações sobre se o trojan foi inserido deliberadamente pelo autor do aplicativo ou se este foi infectado posteriormente.

O First Tech disse ao site The H Security que o aplicativo analisado foi obtido através do Android Market, onde desenvolvedores do mundo todo podem vender seus softwares ou oferecê-los gratuitamente. Um usuário chamado Droid09 foi o responsável pelo upload.

O programa não visa especificamente clientes do First Tech, disse a empresa, acrescentando que nenhum de seus clientes sofreu qualquer prejuízo patrimonial.

No entanto, o incidente dá origem à discussão se o Google deve ou não criar um processo de verificação das propostas de envio de ferramentas antes de torná-las disponíveis para download. As regras de exigência do Google são bem menos rigorosas que as da Apple com os aplicativos para iPhone, por exemplo.

De acordo com o site Mashable, o Android Market atingiu o número de 20 mil softwares disponíveis em 5 meses.

O lançamento de aparelhos como o Nexus One, Motorola Droid e outros dispositivos que usam o Android tornaram este sistema operacional baseado no Linux bastante popular. O The H Security defende a ideia de que o crescente número de visitantes do Android Market praticamente obriga a empresa a verificar os programas disponíveis a fim de manter a confiabilidade da plataforma.

O software enviado por Droid09 já foi removido da loja virtual do Android. De qualquer forma, os usuários do sistema operacional são aconselhados pelo First Tech a verificar se o programa está instalado em seus dispositivos móveis.

O incidente também é uma indicação clara de que o Linux e seus derivados não são imunes a pragas virtuais como muitos advogam - tudo depende de como a segurança em volta do sistema operacional é implementada, algo que, ao que parece, não recebeu a atenção devida por parte do Google.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet