Olhar Direto

Domingo, 12 de maio de 2024

Notícias | Cidades

PEDINDO AJUDA

Polícia quer mais divulgação do disque-denúncia no Estado

O tenente-coronel da Polícia Militar Pedro Alves Costa Filho, que responde pela diretoria da Agência Central de Inteligência, está distribuindo e-mails para as rádios de Mato Grosso pedindo a ajuda na divulgação do serviço de disque-denúncia da PM, o 0800 – 653939. Anexo vai um áudio, que incentiva ouvintes a ligarem para a polícia caso suspeitem de alguém estranho.


Filho argumenta que tal campanha é com vistas à imperativa e contínua necessidade de combater o crime, sendo que a Segurança Pública, conforme a expressão do Art. 144 da Constituição Federal: “... dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”; embora imputando ao Estado o encargo principal, e chama a população à corresponsabilização.

“Neste contexto, a nossa intenção é estreitar o relacionamento com a sociedade estimulando o cidadão a adotar um comportamento proativo, caso testemunhe ou tome conhecimento da existência de algum delito, já que este detém informações valiosíssimas que podem agregar qualidade e potencializar o nosso trabalho, nos proporcionando maior eficiência operacional, em prol da paz social e do bem-estar coletivo”, descreve o comandante.

O tenente-coronel estende o pedido às emissoras de rádio solicitando a cooperação da mídia para que seja intensamente disseminada a cultura de denunciar, em atenção ao princípio de policiamento comunitário ou participativo. “Neste momento, a prioridade é chamar a atenção de taxistas, proprietários de hotéis, bares e restaurantes e postos de combustíveis, onde existe maior contato com pessoas procedentes de outras localidades, principalmente”, aponta Pedro Alves.

Segundo a diretoria de inteligência, o cidadão pode fazer denúncia anônima sobre qualquer crime, delito ou contravenção de que tiver conhecimento, tais como tráfico de drogas, pedofilia, aliciamento de menores, maus-tratos, sequestro, furto, roubo, homicídio e atuação de gangues, entre outras.

O serviço atende 24 horas ininterruptas pelo telefone gratuito 0800 - 653939. É ideal que o denunciante ofereça informações indispensáveis, tais como: discriminação detalhada dos fatos de que tomou conhecimento; caracterização completa dos suspeitos e endereço completo e referências do local do crime ou residência do denunciado.

A polícia afirma que a identidade do denunciante é preservada. O atendente do disque-denúncia não perguntará qualquer informação sobre a identificação do denunciante e a ligação não é rastreada por bina. Depois de feita a denúncia, ela é encaminhada ao setor competente, que tomará as medidas necessárias.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet