Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Política MT

TRE/MT convoca cidadãos a se cadastrarem como mesários voluntários da Eleição/2010

Todo eleitor em situação regular perante a Justiça Eleitoral pode ser mesário voluntário. O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) orienta os interessados em participar da Eleição/2010 que procurem o cartório eleitoral para se cadastrar, preferencialmente no local e seção em que vota.


O cidadão que participar da Eleição terá as seguintes vantagens: 2 (dois) dias de folga para cada dia trabalhado como mesário; 2 (dois) dias de folga para cada dia de treinamento; Certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral; e preferência no desempate em alguns concursos públicos (desde que previsto em edital).

Membro do Grupo de Trabalho (GT 2) do TRE/MT que estuda o tema “Mesário Voluntário”, a técnica judiciária Juliana Soares de Lima, explica que juntamente com os funcionários da Justiça Eleitoral, os mesários são fundamentais para o sucesso do pleito eleitoral, pois garantem que a vontade do eleitor seja respeitada e a democracia fortalecida.

“A democracia se faz com a união de todos. Por isso, o GT 2 busca soluções para melhorar cada vez mais as vantagens e o ambiente de trabalho ofertados aos mesários. Visamos ampliar o número de colaboradores com a Justiça Eleitoral de forma consciente e espontânea”, salientou.

Ela explica que não podem ser mesários voluntários: os componentes das frentes parlamentares; os candidatos e seus parentes ainda que por afinidade, até o segundo grau e também o cônjuge; os membros de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva; as autoridades e agentes policiais, bem como funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo; os que pertencerem ao serviço eleitoral; e os eleitores menores de 18 anos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet