Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Cidades

RODÍZIO

PMs obtêm acordo e transferência para guarda de presídio é adiada

Os 40 policiais militares de Barra do Garças ameaçados de transferência para o Presídio de Segurança Máxima Major Zuzir Alves, na cidade de Água Boa, a 780 km de Cuiabá, conseguiram um acordo com o Comando Leste da Polícia Militar e vão permanecer em Barra, deslocando-se para o presídio num sistema de rodízio.

 
O acordo foi anunciado na manhã desta sexta-feira (15) pelo coronel Valdemir Barbosa, pelo qual os PMs vão ter uma escala especial para atender ao presídio de Água Boa até que seja realizado o concurso em fevereiro para sanar, definitivamente, o problema da guarda do presídio.

“Esse acordo somente foi possível com o compromisso dos PMs de cumprirem uma escala diferenciada, para não deixar a descoberto a guarda do presídio, até que seja promovido o concurso”, adiantou Barbosa. Um dos problemas sérios do Araguaia hoje é justamente o efetivo reduzido, pois são 450 homens para atender 33 cidades do Vale do Araguaia.

Além do efetivo insuficiente, existe a resistência de policiais sobre transferências ou missões em cidades mais longe do Batalhão de Barra, caso, por exemplo, de Vila Rica, a 1.400 km de Cuiabá, na divisa de Mato Grosso com o Pará.  Sempre que são escalados para irem àquela cidade, os policiais resistem alegando que além de ser longe, existe o fato de ser uma fronteira e o risco maior de conflitos.

O coronel Barbosa acredita que essa situação de policiamento vai melhorar a partir do concurso, quando mais mil homens serão incorporados ao efetivo, sendo que, destes, pelo menos 200 militares vão atuar no Araguaia. “Vamos ter como criar uma guarda definitiva para o presídio, sem a necessidade de deslocar PMs de outras cidades”, completou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet