Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Dengue

Maioria das larvas foram encontradas nas residências do Jardim Imperial

O ‘arrastão’ realizado nos bairros Jardim Imperial I e II pelo movimento “Cuiabá: Todos Contra a Dengue”, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta sexta-feira (15), constatou que o índice de infestação predial na localidade é de 2,9, preconizado como estado de alerta pelo Ministério da Saúde.


Mais de 80 agentes de saúde ambiental visitaram 100% dos imóveis dos bairros. Do total de 1.373 imóveis visitados, 40 apresentaram larvas do mosquito transmissor da dengue. Entre estes, a maioria absoluta dos focos, 38, foram encontrados nas casas dos moradores. Os outros dois imóveis que apresentaram larvas foram um terreno baldio e um ponto estratégico (local propício ao acúmulo de água, como ferro velho, borracharia, praça, etc.).

(Com informações da assessoria)

Além das visitas, foram realizados tratamento químico em reservatórios de água ao nível do solo, bloqueio químico do mosquito adulto em áreas com maior infestação, totalizando 429 imóveis. Limpeza de bolsões de lixo, de onde foi retirada cerca de 1,5 tonelada de lixo, fiscalização, levantamento e notificação de casas abandonadas e terrenos baldios e notificação de imóveis com excesso de criadouros e condições inadequadas de higiene.

Outros dados que indicam a necessidade da colaboração da comunidade na luta contra a dengue, são a recusa de 22 imóveis em receber a visita dos agentes e que a maior parte das larvas estavam se proliferando no chamado ‘lixo da dengue’, aquele que acumula água. A equipe encontrou 14 criadouros em garrafas, latas e materiais plásticos, 9 em caixas d’água que ficam no chão, 4 no meio de entulho (material de construção, peças de carro) e 3 em vasos de planta.

A ação teve início às 8h da manhã e seguiu até a noite com um estande da Diretoria de Vigilância à Saúde e Ambiente (Divisa), na feira livre do bairro, para dar orientações, tirar dúvidas e apresentar os resultados do ‘arrastão’ aos moradores.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet