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Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Economia

Portal eletrônico do BB estimula entrada de pequenas empresas no mercado externo

Líder do mercado em apoio financeiro às exportações e às importações, o Banco do Brasil dedica atenção especial às micro, pequenas e médias empresas, com o objetivo de integrá-las ao mercado internacional e de contribuir para a criação e a disseminação da cultura exportadora, afirma o diretor de Comércio Exterior da instituição, Nilo José Panazzolo.


Para tanto, o BB lançou, há dois meses, o Brasil WebTrade, espécie de loja virtual que substituiu o Balcão de Comércio Exterior, que funcionava desde 2003. Segundo Pazannolo, a adoção do comércio eletrônico (e-commerce), tem o objetivo de potencializar a inserção das pequenas empresas no mercado, “o que já está acontecendo”.

Para exemplificar, ele disse que a média mensal de negócios realizados no Balcão de Comércio Exterior girava em torno de US$ 396 mil até o último mês de outubro. Com o portal BWT, a média de negócios em novembro e dezembro saltou para US$ 824 mil, com aumento de 110%. “Portanto, apesar do pouco tempo, os resultados têm sido expressivos”, ressaltou Pazannolo.

O Brasil WebTrade funciona como um espaço de exposição dos produtos brasileiros, sem custos adicionais ao empresário, e concentra em um só ambiente de comércio soluções em logística, pagamentos e documentação necessária. O cliente mostra fotos e faz a descrição de seus produtos e é assistido em todas as fases da venda para o exterior, do anúncio ao fechamento de câmbio, explicou o diretor do BB.

O portal de comércio eletrônico do BB já tem mais de 11 mil empresas cadastradas, todas habilitadas a realizar transações de exportação e importação. O BWT permite operações de exportação até o valor de R$ 50 mil, na modalidade Declaração Simplificada de Exportação, e as importações podem ser pagas de maneira simplificada, com cartão de crédito ou por ordem de pagamento.

Como tem apenas dois meses de funcionamento, o portal de comércio eletrônico do BB ainda é pouco difundido no país. Por isso, a direção do banco pretende apresentá-lo, ao longo do ano, nos encontros regionais de comércio exterior (Encomex) promovidos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, bem como em simpósios e congressos do BB em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

Além do apoio às pequenas empresas, Pazannolo destaca que a estratégia permite ampliar a carteira de clientes, diversificar mercados e, principalmente, aumentar a competitividade das empresas, preparando-as para enfrentar a concorrências. Segundo ele, isso significa que “fortalecer a internacionalização pode contribuir para a dinamização do crescimento e para o desenvolvimento socioeconômico do país, com reflexos diretos sobe os níveis de emprego e renda”.

Para ele, não se pode ignorar o crescimento da internet como plataforma de negócios. “O momento é oportuno para empreender no e-commerce, especialmente para os micro e pequenos empresários.” No entanto, ressaltou Pazannolo, parte considerável do empresariado ainda esbarra na desconfiança em relação à segurança das operações online e quanto à assessoria adequada.

Pazannolo acrescentou que o Brasil WebTrade tem também com o propósito de derrubar boa parte dessas barreiras à internacionalização das empresas brasileiras, destinando-se preferencialmente às micro e pequenas, sem condições de arcar com os investimentos necessários em tecnologia e com as despesas de promoção comercial no mercado externo. Ele destacou que não há custo adicional para o cliente do BB que opera o portal eletrônico.
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