Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cultura

Cuiabá se prepara para desfiles das escolas de samba

Os preparativos para o carnaval de Cuiabá, já começou. A festa começará no próximo dia 22 com a escolha da Rainha do Carnaval no Clube Feminino e no próximo dia 29 acontece o Baile da Cidade também no mesmo local.


Oficialmente a festa popular ocorrerá nos dias 13, 14, 15 e 16 de fevereiro, em 11 pontos de Cuiabá, são eles: Grande CPA, Parque Cuiabá, Tijucal, Aguaçú, Guia, Porto, Osmar Cabral, Planalto, Lixeira, Pedra 90 e Feira da Mandioca.

De acordo com o Secretário de Cultura do Município, Adevair Cabral, a folia promete agitar a população que ganhará com mais um ponto para diversão com muita segurança. "A descentralização já aconteceu no ano passado e vamos repetir a estratégia já que o resultado tem sido positivo para a diversão e a segurança da população", disse Cabral. E de 14 a 16 de fevereiro o desfile dos bolocos e escolas de samba está marcado para ser realizado na avenida 15 de novembro, no bairro do Porto.

Regulamento

Para desfilarem no carnaval, os grupos deverão seguir o regulamento que é de terem preenchido a ficha de inscrição e protocolado o documento junto à Secretaria da Cultura do Município e à Associação dos Blocos Carnavalesco de Cuiabá (ABLOCC), até esta última sexta-feira (dia 15 de janeiro). Na inscrição, os blocos e a escolas tiveram que apresentar obrigatoriamente a Rainha do Bloco, para concorrer ao posto do carnaval 2010.

Este ano a Cultura cobrará com rigor a prestação de contas de recursos financeiros, aqueles que estiverem inadimplentes automaticamente serão suspensos para recebimento de novos financiamentos até que as pendências sejam solucionadas. "Vamos exigir a prestação de contas, quem não apresentá-los dentro de trinta dias após o carnaval será suspenso por dois anos, isto é não poderá desfilar e nem disputar o carnaval dos anos seguintes", ressaltou Cabral.

No último dia 12 (terça-feira) o Secretário de Cultura se reuniu com representantes de blocos e escolas de samba para definir o regulamento da folia.

Blocos

Os blocos estão divididos em três grupos: o Grupo A, Grupo B e Grupo C. O Grupo A é formado por no máximo de 10 blocos que se apresentaram em 2009 já incluído os que subiram do Grupo B. O Grupo B é formado por 05 blocos que se apresentaram no ano anterior, incluído aqueles que caíram do Grupo A. No dia 13 se apresentará os blocos do Grupo A, e no dia 15 desfilarão os 3 primeiros colocados do grupo A do ano passado, e as escolas de samba também desfilarão no mesmo dia entrando na Avenida da seguinte forma: Em 3° lugar a Escola Tradição, em 2° lugar Escola Melados e em 1° lugar a Escola Boca Suja.

O desfile oficial começa às 20h, e os blocos devem comparecer à passarela do samba com o mínimo de uma hora antes da sua apresentação. O tempo de desfile para cada bloco será de 50 minutos para fazer o seu desfile, incluído o pedido de permissão da diretoria do bloco ao corpo de jurado.

Cada bloco deverá ter no mínimo 200 componentes e cada escolas com no mínimo 300 componentes. Os quesitos de julgamento para os blocos são: o samba enredo, bateria, evolução e empolgação, criatividade, comissão de frente fantasia, enredo e ala fantasiada. Os quesitos avaliados de cada escola são: comissão de frente, porta bandeira e mestre sala, alegorias e adereços, fantasias, enredo, samba de enredo, harmonia, evolução e empolgação e bateria. Cada quesito será julgado por 03 profissionais de reconhecida atuação na área. Os troféus serão entregues aos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar.

Os dois blocos classificados com menores notas no Grupo A, na apuração final, serão remanejados para o Grupo B no carnaval do ano seguinte. Os dois blocos melhores colocados no Grupo B serão remanejados para o Grupo A do carnaval do ano seguinte, e os dois piores classificados cairão para o Grupo C. Os dois blocos melhores classificados do Grupo C subirão para o Grupo B.

O desfile é organizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio de uma Comissão de Organização e Ética formada por membros, sendo indicados pela Secretaria da Cultura de Cuiabá e eleitos pelos blocos. A comissão do carnaval 2010 é formada pelo presidente Adevair Cabral, os membros são Juliene Paola dos Reis e Moisés Mendes Martins e os membros da comunidade são: Gilmar Fonseca e José de Paula. A comissão foi definida em reunião junto à Associação dos Blocos Carnavalesco de Cuiabá – ABLOCC.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet