Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cultura

13ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes apresenta mais de cem filmes

Os paradoxos e a diversidade da recente produção audiovisual brasileira estarão em evidência na 13ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que será realizada de 22 a 30 de janeiro, na cidade histórica mineira de Tiradentes. Patrocinada desde 2002 pela Petrobras, a mostra atrai, a cada edição, mais de 30 mil pessoas, que participam da programação cultural intensa oferecida gratuitamente ao público.


Ao longo de seus nove dias de programação, serão exibidos filmes de cineastas veteranos e jovens realizadores, incluindo títulos selecionados para grandes festivais internacionais como Berlim, Veneza, Rotterdam, Locarno e Toronto.

Ao todo, serão exibidos 128 filmes, entre 29 longas e 99 curtas-metragens, além da realização de 13 encontros entre críticos, diretores e o público, e três debates que abordarão a temática desta edição da mostra “Paradoxos do Contemporâneo” e a cinematografia do diretor homenageado, Karim Aïnouz. A programação completa pode ser vista no site www.mostratiradentes.com.br.

A Mostra de Cinema de Tiradentes é uma das mais importantes do país, já que estimula a reflexão, promove diálogos e apresenta a diversidade da produção audiovisual nacional contemporânea.

A programação cultural do evento é abrangente e gratuita e acontece em três espaços da cidade. O Largo das Fôrras, praça principal da cidade, receberá o Cine-Praça – autêntico cinema instalado ao ar livre para atender uma platéia de até 1.500 pessoas. No Largo da Rodoviária, será instalado um Complexo de Tendas de 1.400 m² que compreende o Cine-Tenda – com platéia para 700 lugares –, a Tenda Bar Show e o Cine-Café, no centro histórico.

A sede do evento e o Cine-Teatro serão instalados no Centro Cultural Yves Alves, localizado na Rua Direita. Além de homenagens e exibições de filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mundiais, nos formatos de longas e curtas-metragens, o público poderá participar de oficinas, seminário, debates, exposições, lançamento de livros, mostrinha de cinema, cortejo, teatro de rua e shows musicais.

A Mostra de Tiradentes é distribuída em segmentos específicos: a mostra competitiva Aurora (exclusiva para novos realizadores e diretores em seus primeiros filmes) e as seções Olhares e Vertentes. Os longas e curtas a serem exibidos constituem um painel diversificado da atual produção brasileira.

A Mostra reserva ainda espaço para a crítica cinematográfica. Na série de debates Encontro com a Crítica, com o diretor e o público, cineastas, pensadores, críticos e a plateia têm a oportunidade de refletir e discutir o fazer cinematográfico no dia seguinte às exibições de filmes.

O júri da crítica e o júri jovem, resultado da oficina promovida durante a 3ª CineBH – Mostra de Cinema de Belo Horizonte, terão o desafio de estabelecer novos paradigmas para avaliar a produção dos diretores da seção Aurora – programação dedicada aos realizadores em início de carreira de longa-metragem.

Ações promocionais

A Petrobras realizará ações promocionais durante a Mostra de Tiradentes. A Companhia instalará um estande no Largo das Fôrras, onde o público terá à disposição três opções de entretenimento.

Na ação "Bandeira Viva", as pessoas poderão tornar-se parte de uma grande bandeira do Brasil e contar seus desafios para o futuro. O participante terá sua imagem captada e, em seguida, verá sua foto formando a bandeira nas telas de cinema do evento.

No jogo "Desafio do Pré-sal", o público terá sua força testada ao bater com um martelo numa base que reproduz as várias camadas de sub-solo até chegar ao pré-sal. Se o medidor luminoso atingir o pré-sal, o participante ganhará um prêmio.

Outra atração que promete animar o público do festival é o simulador de motocross, inspirado na Equipe Petrobras Lubrax, que no momento disputa o rali Dakar, competição off-road mais difícil do planeta.

Petrobras e o cinema

Maior patrocinadora da cultura brasileira e maior incentivadora do cinema nacional, a Petrobras foi uma das principais responsáveis pela retomada do cinema nacional na década de 90. Hoje, com o Programa Petrobras Cultural, são lançados anualmente editais para produção de curtas e longas-metragens e para difusão de longas. A seleção dos filmes é feita por uma comissão externa à empresa com profissionais ligados à área. A empresa patrocina festivais em todas as regiões do país, contribuindo para a formação de novas platéias, além de estimular a reflexão acerca do cinema nacional.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet