Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Estudo indica sinais de progresso por gel microbicida contra HIV

Mulheres em países pobres precisam de um gel vaginal que bloqueie o vírus da Aids, porém que não prejudique o desempenho dos espermatozóides, pois muitas ainda desejam ter filhos. Elas também precisam de um produto que seja inserido secretamente. Para várias mulheres, qualquer ação que implique na dúvida acerca da infecção de um parceiro provavelmente resultaria em violência física.


Além disso, homens que se relacionam sexualmente com homens precisam de um microbicida eficaz para o ambiente anal.

Experimentos anteriores de microbicidas tiveram de ser interrompidos quando foram provados ineficazes ou até tornaram as mulheres mais sujeitas à infecção. Novas pesquisas, apresentadas em Montreal na semana passada, sugeriram progressos realizados, porém lentos.

Num estudo apoiado pelos Institutos Nacionais de Saúde, um novo gel chamado Pro 2000 foi testado em 3.099 mulheres na África e nos Estados Unidos. Ele aparentemente protegeu 30% delas contra um placebo, entretanto os pesquisadores ainda aguardam resultados de um estudo britânico com 9 mil mulheres para chegar a conclusões mais precisas.

Géis contendo duas ou mais drogas anti-retrovirais, tenofovir e FTC, foram testados em macacos. Eles aparentemente deram 100% de proteção – porém, os pesquisadores alertaram que somente seis macacos receberam cada gel, e este gel contém altas doses das drogas. Os cientístistas também alertam para o fato de que nem tudo que funciona para vírus nos macacos em seres humanos.

Doses orais de tenofovir parecem proteger, em parte, macacos contra a exposição retal ao vírus. Muitos estudos do tenofovir profilático estão sendo projetados para seres humanos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet