O piloto brasileiro Nelsinho Piquet declarou que recusou uma proposta para retornar à F-1 no Mundial-2010. Na semana passada, o piloto confirmou em seu site que disputará a Nascar, nos Estados Unidos.
"Apenas pensei que estava cansado de tudo aquilo lá. Tomei a decisão de dar um novo passo na carreira e aceitar o desafio de correr na Nascar. Para muitos que vivem fora da América, é um passo atrás. Talvez em termos de tecnologia no carro, seja. Mas para quem entende do esporte, é um passo ainda mais difícil do que a F-1", afirmou Nelsinho Piquet à revista inglesa "Autosport", sem revelar o nome da escuderia que o procurou.
"Eu tinha que escolher uma direção e essa [correr pela Nascar] foi uma decisão difícil a ser tomada. Ser bem sucedido na F-1 sempre foi o meu objetivo, mas aprendi que felicidade é tão importante quanto ambição. Meus primeiros 18 meses na F-1 não saíram exatamente como planejado, então decidi focar em algo diferente e escolhi competir na América do Norte", disse o piloto em seu site oficial.
Antes de iniciar sua trajetória na Nascar, nos Estados Unidos, o filho do tricampeão mundial de F-1 Nelson Piquet participará de duas provas: os 1.000 km de Interlagos, em São Paulo, neste final de semana, prova que faz parte do GP Cidade de São Paulo, evento em comemoração ao aniversário da capital paulista, e a ASA Racing, a Nascar da África do Sul, dia 31 de janeiro.
"Especialmente a prova na África do Sul irá me trazer uma boa experiência com um carro que tem o mesmo estilo da Nascar, antes da minha estreia nos Estados Unidos. Não vejo a hora de voltar a acelerar e quem sabe começar o ano com bons resultados", finalizou o piloto brasileiro.
Nelsinho foi pivô de um dos maiores escândalos da F-1 ao denunciar que forçou um acidente no GP de Cingapura de 2008 para provocar a entrada do safety car. Com isso, beneficiou seu então companheiro na Renault, Fernando Alonso, que acabou vencendo a prova.
O brasileiro apontou o então chefe da escuderia francesa, o italiano Flavio Briatore, e o engenheiro chefe da equipe, Pat Symonds, como mentores do incidente.