Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

reciclagem

Prefeitura fará coleta seletiva de lixo no Alencastro

Foto: Reprodução

Prefeitura fará coleta seletiva de lixo no Alencastro
Já é inquestionável hoje a importância da reciclagem de materiais, que assume uma posição cada vez mais estratégica em qualquer ação envolvendo cidadania e meio ambiente, principalmente na perspectiva de geração de renda para os catadores. Em virtude de mais uma ação do Fórum Municipal Lixo e Cidadania, por meio da Agenda Ambiental Pública (A3PMC), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, em parceria com as cooperativas de catadores e a Seminfe, está viabilizando cestos para descarte de material reciclável não Palácio Alencastro, sede da Prefeitura.


A coleta seletiva proporciona a redução do volume para compostagem, a redução da exploração de recursos naturais que muitas vezes não são renováveis, a diminuição do desperdício e do depósito de lixo clandestino, e a geração de renda por meio da inclusão social e da comercialização dos recicláveis.

O programa A3PMC faz parte da nova política pública para coleta seletiva e tratamento de resíduos sólidos urbanos e é uma agenda elaborada pelo Ministério do Meio Ambiente, que está contribuindo para os trabalhos que estão sendo realizados em Cuiabá, promovendo o bem estar do servidor público que trabalha no Palácio Alencastro.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Archimedes Pereira Lima Neto, esclarece que mudanças estão sendo realizadas na Prefeitura de Cuiabá para a efetivação desta nova política ambiental. “Nós devemos partir do ponto de vista de que temos que ter mais qualidade de vida e compartilhar com o munícipe. Temos que partir dos funcionários num primeiro momento para depois ampliar a coleta seletival pelos condomínios e demais localidades da cidade. Precisamos aprender a jogar o lixo em recipientes adequados à destinação apropriada para que possa ser reciclado e não cause danos ao meio ambiente e a nós mesmos”, defendeu.

Archimedes alerta para a necessidade de se incentivar a coleta seletiva e reduzir o consumo, o que talvez seja o mais difícil num mundo consumista. “As mudanças, é claro, ocorrem aos poucos, mas devem começar a partir de hoje, de agora, pois talvez o mundo chegue ao seu limite muito antes do que imaginamos”.O processo de reciclar materiais está baseado nestas três condições:

Reduzir

Reduzir consiste em diminuir a quantidade do lixo produzido, desperdiçar menos, consumir só o necessário, sem exageros.

Reutilizar

Reutilizar é dar nova utilidade a materiais que na maioria das vezes consideramos inúteis e são jogados no lixo. Existem inúmeras formas de reutilizar os materiais como, por exemplo: o caso das embalagens de comestíveis, que após vazias passam a servir de recipientes para fins diversos.

Reciclar

Entrega voluntária dos materiais às cooperativas de catadores ou empresa municipal de recolhimento, para estes serem destinados às indústrias recicladoras e posterior transformação em novos materiais.

Mais Informações:
3645-6100
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet