Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Sebrae leva gestão e inovação com novas unidades em Lucas e Confresa

Em regiões de diferentes realidades econômicas de Mato Grosso, o Sebrae e parceiros inauguram no próximo fim de semana as unidades de Lucas do Rio Verde, sexta-feira (22/1), às 19 horas, e Confresa, sábado (23/1), às 11 horas.


A primeira cidade está a 354 Km ao Norte de Cuiabá e a segunda a 1.160 Km a Nordeste da capital. Lucas, como é conhecida, tem um dos melhores indicadores do agronegócio. Já Confresa está distante dos grandes centros, no Vale do Araguaia, na divisa com Goiás, Estado com quem empreendedores têm mais relação.

O líder da unidade do Norte Araguaia, João Pedro Azevedo, destaca como ponto de partida para as ações do Sebrae em Confresa e região o estímulo ao associativismo e a continuidade de atividades no âmbito do projeto do governo federal Territórios da Cidadania, do qual a instituição é parceira.

“Vamos continuar a capacitação de redes associativas e desenvolver outras para os empreendedores dos municípios se interagirem entre si, como grupos de artesanato, fomento a feiras municipais”, diz João Pedro. “Temos outros aspectos a trabalhar, como incentivo à produção na agricultura familiar, com hortaliças, milho, tomate e mandioca. Porque tudo vem de fora”, compara sobre oportunidades de pequenos negócios nos 15 municípios do Norte Araguaia.

A unidade será composta pelos municípios de Ribeirão Cascalheira, Querência, Bom Jesus do Araguaia, Novo Santo Antônio, Serra Nova Dourada, Alto Boa Vista, São Félix do Araguaia, Luciara, Canabrava do Norte, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Porto Alegre do Norte, Santa Terezinha, Confresa e Vila Rica.

O líder da unidade em Lucas do Rio Verde, que atuava em Cáceres, Rubens de Pinho, reforça a região como estratégica no desenvolvimento e consolidação da economia sustentável que se pratica em Mato Grosso.

Ele destaca que no início do trabalho, o Sebrae vai escutar o empresário da região. “Vamos conhecer a região e saber das demandas. Precisamos ouvir os empresários, levantar suas necessidades”, diz. Antes, Lucas era ligada à unidade de Sinop.

Vão compor a unidade do Sebrae na cidade de Lucas do Rio Verde os municípios de Rosário Oeste, Nobres, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Nova Ubiratã, Tapurah, Nova Maringá e São José do Rio Claro.

ECONOMIAS

Confresa, em termos de ligação terrestre, está em região cortada pela rodovia federal BR-158 (que liga Barra do Garças ao Sul do Estado do Pará). Cidades da região têm comunicação natural com outras do vizinho Estado de Goiás pelo rio Araguaia. Ali há uma das maiores concentrações de assentamentos rurais, ambiente propício para o incentivo à agricultura familiar.

No município há 559 empresas, sendo 27 na área de indústria (4,8%); 324 no comércio (58%) e 208 no setor de serviços (37,2%), segundo dados de 2007 do Censo Econômico da Secretaria estadual de Planejamento (Seplan). O comércio tem o maior número de empresas na informalidade, índice comum nos demais municípios de Mato Grosso.

Entre essas empresas, 368 (65,8%) são formais e 191 (34,2%) informais. Quase a totalidade, 558 (99%) é de micro e pequeno porte e apenas uma é grande (0,2%). A população de Confresa é de 22.606 habitantes, segundo população estimada para 2009 pelo IBGE.

Economicamente, Lucas do Rio Verde tem características diferenciadas em relação a outros municípios de Mato Grosso. Está no centro do Estado e cortada pelo eixo da rodovia federal BR-163 (que a liga a Cuiabá e ao extremo Norte de Mato Grosso e o Pará) e futuramente por uma ferrovia também federal, a BR 242, que deve passar pela região e cortar o Estado de Leste para Oeste. A região tem forte atividade econômica no agronegócio, com destaque para a produção de milho e soja e a agroindustrialização.

A cidade se expandiu rapidamente recentemente e requer organização do empresariado e qualificação da mão-de-obra. Lá se instalaram plantas de abate e processamento de frangos da Sadia e ocorreu a aquisição da Perdigão em Nova Mutum (90 Km ao sul de Lucas do Rio Verde e a 264 Km de Cuiabá). Um indicador desse cenário é o fato de somente em 2009 o governo do Estado de Mato Grosso ter lançado a construção de 1.800 casas na cidade, resultado da expansão acelerada pela qual passa o município e seu entorno.

De acordo com a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Lucas produziu 828 mil toneladas de milho na safra 2008/2009 e Nova Mutum 427,2 mil toneladas. Já em soja, Nova Mutum produziu no mesmo período 1,005 milhão de toneladas e Lucas do Rio Verde 741,6 mil toneladas.

O movimento econômico fez Lucas ter população duplicada em um intervalo de cinco anos, devido a ofertas de emprego. A multiplicação de pessoas e emprego demanda capacitação constante. Atualmente, a cidade conta com 33.556 habitantes, segundo dados de 2009 do IBGE. Já Nova Mutum tem 26.874 habitantes, de acordo com as mesmas fontes.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O Sebrae é a maior empresa de apoio a pequenos negócios do Brasil.

Com presença física em Lucas e Confresa, agora são nove unidades da instituição em Mato Grosso, incluindo a sede central em Cuiabá.

Nas duas unidades novas, o Sebrae vai ofertar serviços como cursos e palestras, informações sobre comercialização de produtos e serviços, viagens de missões técnicas, feiras e rodadas de negócios, consultoria e orientações sobre criatividade e inovação no ambiente dos pequenos negócios.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet