Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Cidades

dengue

Sociedade é convocada para combate efetivo da doença

O poder público de Rondonópolis organizou uma reunião, na noite da última segunda-feira (18), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, envolvendo lideranças comunitárias, sociedade civil organizada e autoridades locais para discutir ações contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A limpeza da cidade e dos terrenos baldios, que começou em dezembro de 2009, continua sendo uma das medidas de combate à doença.


O prefeito José Carlos do Pátio fez a entrega de seis veículos, sendo três motos e três carros, para facilitar, acelerar e dar suporte à fiscalização nos terrenos baldios de Rondonópolis. Ele explica que é importante envolver os diferentes segmentos do município no combate à doença.

Pátio comenta que está sendo feita a limpeza na cidade. Ele anuncia também a ampliação da equipe do Pronto-Atendimento (PA) e dos locais de atendimento nos casos de suspeita de dengue. O prefeito ainda propôs a realização de mutirões, uma vez por semana, nos bairros de Rondonópolis. “Estamos elaborando propagandas e panfletos para esclarecer sobre a doença e envolver a sociedade no combate ao mosquito transmissor da dengue. Precisamos que os moradores participem dos mutirões e denunciem os terrenos baldios sujos para que possamos fazer a limpeza e multar os responsáveis pelos imóveis”, disse.

A administração municipal fez a apresentação dos projetos executados no ano de 2009 referentes à dengue e as expectativas e propostas para este ano. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Saúde Coletiva, mostrou os índices do ano passado, além de um histórico da doença.

A secretária de Receita, Regina Celi, falou sobre a medida adotada para diminuir o número de terrenos sujos, como a elaboração e aprovação da Lei Complementar 074/2009, que autoriza a notificar e multar aqueles que não cuidarem de suas propriedades. “Além de pagar a multa e a limpeza, o morador terá que pagar uma taxa de administração de 50% do serviço”, disse.

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), Darci Lovato, comenta que a equipe trabalha em quatro frentes de serviço para atender com rapidez a toda a cidade. “Pretendemos ampliar nossa equipe. Estamos atendendo primeiro os bairros com maior número de focos da doença”, disse.

O gerente do Núcleo de Vigilância Ambiental, Edgar da Silva Prates, explica que existem 189 municípios no Brasil participando do Plano Nacional de Combate à Dengue. “Rondonópolis está entre as cidades que participam deste plano”, pontuou.

O gerente do Departamento de Saúde Coletiva, Alencar Libano de Paula, apresentou aos presentes ao evento os sintomas da doença e o número de casos durante o ano que passou. Ele fez um comparativo entre 2008, quando o município contava com 160 profissionais trabalhando no combate, e 2009, que em janeiro aumentou em 20% o efetivo. “Já limpamos 38 mil terrenos baldios e retiramos 9.200 caminhões de lixo dos bairros da cidade. A administração contratou profissionais, adquiriu materiais, como bombas de borrifação e kits de sorologia para a dengue, com o objetivo de diminuir os casos da doença na cidade”, afirma.

O presidente do bairro Jardim Tropical e Jardim América, Mauro César Campos, alerta que a dengue é responsabilidade de todos e não só do Poder Público. “Temos que evitar que a próxima vítima da dengue seja alguém da nossa família. Por este motivo devemos colaborar com a administração municipal mantendo nossos quintais limpos e sem água parada”, disse.

Participaram da reunião os secretários municipais de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Promoção e Assistência Social, Receita, Governo, Administração e Planejamento; os vereadores Lourivaldo Manoel de Oliveira, o Fulô, Reginaldo Santos, Cido Silva e Adonias Fernandes; o diretor-presidente da Coder, Darci Lovato; as lideranças de bairros; o Corpo de Bombeiros; o Movimento Negro; o Diretório Central de Estudantes (DCE); a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (Acir); a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); a União Rondonopolitana das Associações de Moradores de Bairros (Uramb); a União das Associações de Moradores da Região Salmen (Unisal); a Associação dos Ministros do Evangelho (AME); a Diocese de Rondonópolis; o Rotary Clube; a Associação Koblenz Brasil (Kobra); os conselhos municipais; padres e pastores da cidade.


As informações são da assessoria.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet