Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Cultura

Cultura cuiabana

Documentário sobre igreja traz memória de figuras como Totó Onça

Escondida sob o cotidiano apressado do Centro Histórico de Cuiabá está a Igreja Senhor dos Passos, familiar para alguns, desconhecida para outros. A Igreja é a grande protagonista de um documentário que será lançado nesta segunda-feira (25), no auditório da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, às 18 h. A entrada é gratuita e toda a sociedade está convidada.


“Igreja Senhor dos Passos: Formosa tu és, amada minha!” é uma boa oportunidade tanto para os cuiabanos quanto os “paus-rodados” (expressão cuiabana utilizada para designar as pessoas que vieram de fora para morar na capital mato-grossense) conhecerem um pouco mais da história de Cuiabá.

O curta-metragem teve como patrocínio a Secretaria Estadual de Cultura (SEC) e contou com o apoio do Fundo Estadual de Fomento à Cultura. Além de mostrar a igreja, construída na metade do século XVIII, como patrimônio histórico da capital mato-grossense, a obra retrata as lendas existentes em torno dela, que foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O trabalho teve Duflair Barradas como diretor e busca refúgio na fé do povo cuiabano, abordando narrativas místicas, para contextualizar o significado do símbolo que o santuário representa no imaginário da comunidade que a envolve.

O roteiro do trabalho, assinado por Lorenzo Falcão, conta com depoimentos de fiéis, historiadores e o pároco local, mostrando que o templo tem razão de ser, além de embelezar os olhos de quem passa pelo centro de Cuiabá. Em 20 minutos, o vídeo revive algumas das narrativas mais interessantes da Cuiabá antiga, como a do português José Manuel e a do sineiro Totó Onça.

Ao primeiro, a memória popular atribui a construção do templo, pois teria sido ressuscitado por obra do Nosso Senhor dos Passos, numa capela que antes ocupava o local onde hoje é a igreja (entre as ruas 7 de Setembro e Voluntários da Pátria). Já Totó Onça é uma espécie de “Corcunda de Notre Dame cuiabano”, que durante quase 30 anos foi o seu sineiro oficial.

O vídeo ainda retrata a arquitetura barroca, que em sua maioria compõem a decoração e o estilo da igreja bicentenária. Também mostra que ela foi palco de muitos acontecimentos, como um incêndio ameaçou destruí-la e episódios de terror que a igreja presenciou, como uma chacina de crianças.

As informações são da SEC.

SERVIÇO:

Lançamento: Documentário “Igreja Senhor dos Passos: Formosa tu és, amada minha!”
Local: Auditório da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça (antigo Palácio da Instrução)

Data: 25 de janeiro, segunda-feira

Horário: 18 horas – entrada gratuita
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet